03:55hs
Quarta Feira, 17 de Julho de 2019
Bom Jardim de Minas - Notícias
26/03/2015 10h04

Descobrindo Bom Jardim de Minas

A cidade vem se desenvolvendo através das atividades ferroviárias.

Por Felipe Faria Teixeira

 

Localizado no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira, a 1.186 metros de altitude o município de Bom Jardim de Minas está inserido no Circuito Turístico Serras de Ibitipoca. Possui uma localização geográfica muito privilegiada, às margens da BR 267 com a MG 457 e a MG 494, facilitando o acesso para várias regiões e outros estados. Com o clima tropical mesotérmico brando úmido o município tem a fama de ser o mais frio da região. Atualmente com 7.000 habitantes aproximadamente, a cidade vem se desenvolvendo através das atividades ferroviárias, monocultura de eucaliptos e recentemente o turismo, que vem se desenvolvendo através de seu grande potencial, com seu imenso acervo cultural e natural com muitas variedades de cachoeiras, grutas, rios e montanhas, e diversas modalidades de esportes de aventuras recém criado, dando uma identidade para a cidade. O município também vem se destacando nos eventos realizados, sendo grande sucesso de público a cada ano como: Reveillon, Carnaval, Semana Santa, Exposição Agropecuária e Cavalgada do Trabalhador em maio, Festas religiosas tradicionais em agosto e em julho, no distrito de Taboão, Encontro de Bandas e Aniversário da cidade em Dezembro, além de diversos eventos de aventura nas localidades do município.

A região onde atualmente se localiza Bom Jardim de Minas era habitada pelos índios Puris. Em 1770, houve o início da ocupação da região por colonizadores, entre os quais o português Manoel Arriaga de Oliveira e sua família. Após se estabelecerem na região, fundaram a Colônia de Campo Vermelho, próximo à atual sede municipal. Esta foi atacada por uma tribo de indígenas que habitava a região, tendo durante o ataque sido massacrado um de seus filhos. Manoel Arriaga, entristecido com o fato, afastou-se da Colônia e fixou residência às margens do Córrego Milho Branco, onde organizou uma fazenda, atualmente a cidade.

Anos mais tarde, o Senhor Manoel Arriaga recebia em sua fazenda a visita do Capitão Antônio Correia de Lacerda, que vinha acompanhado de sua esposa e filhos. Simpatizaram-se com o local e associaram-se a Manoel para a ampliação da fazenda, iniciando o cultivo da terra em grande escala. A pedido do Capitão Lacerda, foi erigida no núcleo do povoado, ainda em formação, a primitiva Capela do Bom Jardim, hoje a Antiga Matriz Senhor Bom Jesus do Matozinhos. Alguns anos depois, a partir da união das famílias Arriaga e Lacerda, a fazenda recebia a denominação de “Fazenda do Bom Jardim”. A origem do nome foi devido a um bem cuidado jardim, que havia nas proximidades da sede da fazenda.

A partir da Fazenda do Bom Jardim, surgiu o Arraial do Senhor Bom Jesus do Bom Jardim, e em 1856 elevado a distrito, pertencendo ao município de Andrelândia. E, finalmente, em 17 de Dezembro de 1938, o distrito se eleva a município.

 

Atrativos turísticos:

Cristo Redentor, Passeio Histórico, Religioso e Cultural, Taboão, Pacau, Toca do Bichinho/Capoeira Grande, Paraíso Perdido/Pitangueiras, Morangal.

Confira as informações completas sobre os atrativos turísticos de Bom Jardim de Minas no Portal: www.correiodopapagaio.com.br

PUBLICIDADES
Janot e Juan Diego
Vendas e Assistência Técnica de Tanques e Ordenhadeiras
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG