02:49hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
31/01/2013 09h18

IX Encontro de Folia de Reis

Exemplo da valorização, mistura de índios e negros se encontram na cidade de Bom Jardim de Minas

Começamos o mês de janeiro com um belo exemplo do que seja valorização da cultura e da tradição do povo brasileiro e, em especial, do povo de Minas Gerais. De origem portuguesa, a Folia de Reis teria vindo ao Brasil no século XVI, por volta de 1534, trazida pelos Jesuítas como um instrumento de catequização dos índios e negros, uma verdadeira mistura de sagrado com profano que se consolidou em uma das mais populares manifestações folclóricas do Brasil, de Minas Gerais e de nossa cidade. É centenário o movimento das Folias de Reis na região de Bom Jardim de Minas.


 

Em uma bonita mistura de músicos tocando instrumentos, máscaras caseiras, roupas, enfeites e a respeitada bandeira os foliões de reis partem da noite do Natal até o dia 06 de dezembro cantando e encantando com suas danças tendo como ponto forte em nossa cidade com a belíssima comemoração do Dia de Reis na Praça Presidente Vargas com o encontro de Folias de Reis de toda região. Além do encontro do terno de reis, das danças, disputadas cantadas e da veneração a bandeira que estampa figuras do cristianismo, acontece, há anos, baile animado por artistas da terra e com grande participação do povo, sempre na Praça Presidente Vargas, o coração de nossa cidade, sempre.

 

O encontro de Folia de Reis é uma importante manifestação cultural já consolidada em nossa cidade e que tomou maior contorno desde o ano de 2012 quando o nosso amigo Henrique Silva, Henriquinho do Açougue, deu início à promoção de um almoço de confraternização entre as folias no dia 06 de janeiro, evento que mesmo de pouco tempo, já é concorrido em nossa cidade e que tivemos a oportunidade de prestigiar nestes dois anos, oportunidade que encontramos com o sempre folião Edinho Magalhães, merecendo ditos senhores, pelo apoio e incentivo a esta bonita manifestações cultural,  nossos parabéns e a todos os foliões nosso desejo de que esta bonita tradição de nossa cidade não acabe, como também não pode acabar tantas outras.

 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br