06:52hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
26/03/2015 09h28

Movimento do Terço dos Homens de Bom Jardim de Minas

O movimento teve o seu início em 08 de setembro de 1936, na Vila Providência.

Por José Francisco Mattos e Silva

 

Estamos as vésperas da Semana Santa, época oportuna para refletirmos sobre nossa vida pessoal tendo como exemplo a vida do Divino Mestre cujos mistérios de sua Encarnação, Vida, Paixão e Ressurreição celebramos. É um tempo de graça, de aprendizado da escola do amor e, sobretudo  direcionarmos nossos passos no Caminho que Ele mesmo ensinou. É tempo de conversão e este ano a Igreja do Brasil pela CNBB nos convida a meditarmos os mistérios pascais à luz do que seja serviço e missão, o convite é para uma Igreja missionária, a proposta é “Eu vim para servir”.

Há muito deseja registrar nas colunas deste nosso jornal o belo exemplo de serviço missionário que vem sendo realizado pelo grupo de homens de nossa cidade que formam o Terço dos Homens da Paróquia de Bom Jardim de Minas: o serviço da oração. A oração é um dom de Deus e posta a serviço da Comunidade, é um serviço de cooperação com a ação do Espírito Santo na condução da Igreja e pela Igreja e por toda a Humanidade que nos dias atuais passa por uma profunda crise de reconhecimento dos valores da fé cristã. A oração é o combate que ultrapassa o físico nos combates diários que temos que enfrentar, nossa melhor arma é a oração, e é isto que tem feito esse exercito bonjardinense que se reúne na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, às terças feiras, às 19h, para meditar os mistérios da vida de Jesus e de Maria, sua Mãe, rezando o terço Mariano.

O movimento nacional do Terço dos Homens  teve o seu início em 08 de setembro de 1936, na Vila Providência, hoje Itabi/SE, idealizado pelo Frei Peregrino, que visitou aquele povoado a pedido do Pe. Ervêncio da Diocese de Aracajú para uma Santa Missão. Em 1997, em Maceió/AL, um grupo de homens, que trouxeram a idéia do estado de Sergipe, rezando o Terço, e a levou a para Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Depois a idéia foi levada ao Santuário da Mãe Rainha de Olinda/PE e passou a ser divulgado inicialmente na grande Recife e outras cidades. No ano de 2003, a idéia chegou a Fortaleza – CE de onde foi organizada em toda sua estrutura com a criação do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) dos Homens, formulários, um modelo de camisa para identificar os membros, a elaboração de um Estatuto Social com a finalidade de formar uma unidade onde for implantado e o sitio eletrônico www.tercodoshomens.com.br, que o levou ao restante do Brasil e para o Mundo, inclusive na Arquidiocese de Juiz de Fora e na Paróquia de Bom Jardim de Minas, tendo sido o movimento criado em 04 de outubro de 2011, começando suas atividades na Capelinha de Nossa Senhora Aparecida e hoje, felizmente, pelo grande número de participantes, é realizado na Matriz, que em breve ficará pequena para acolher tantos integrantes.

Com público eclético em idade e opiniões, o Terço dos Homens de Bom Jardim de Minas consolida-se como o mais importante e expressivo movimento Mariano na cidade, tendo como patrona a Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja imagem é venerada em todos os encontros.

O Terço dos Homens de Bom Jardim de Minas anualmente se reúne com o movimento nacional no Santuário Nacional em Aparecida/SP para unir suas vozes com todos os homens do Brasil para a intercessão pela Pátria  e pelas necessidades espirituais e temporais individuais, pelo Papa, pela Igreja Universal e por todos que depositam suas esperanças nas orações e preces deste novos cruzados dos dias contemporâneos. Parabéns ao Terço dos Homens de nossa cidade. 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG