02:02hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
27/06/2013 16h15

Parque Municipal do Taboão encanta todos em Bom Jardim de Minas

José Francisco Mattos e Silva falam o belo Distrito do Taboão em Bom Jardim de Minas

por José Francisco Mattos e Silva

 

É difícil não se apaixonar pelo belo Distrito de Taboão. Com sua arquitetura única, sua matriz no alto da colina, sua bela praça e seu povo acolhedor, qualquer pessoa em sã consciência fica encantando com os encantos deste importante pedaço do nosso Município e que guarda tanta história, guarda bonitas tradições e costume e que é o celeiro de qualquer política voltada para o eco-turismo que se pretenda instalar ou implantar em Bom Jardim de Minas, idéia recentemente encampada pelo Poder Público que criará o Parque Municipal do Distrito do Taboão.

Taboão é terra de gente boa, de belas cachoeiras, de paisagens notáveis que merecem o carinho e o cuidado de todo nosso povo. Taboão é a terra que deu a Bom Jardim notáveis homens públicos, como os prefeitos Geraldo Andrade e Sebastião Delgado de Almeida (Tozinho).

O Distrito de São Sebastião foi criado pela Lei Provincial 1.907, de 19 de julho de 1872, sendo confirmado pela Lei Estadual n. 2, de 14 de setembro de 1891, recebendo o nome de Taboão em 7 de setembro de 1923, vindo a pertencer, definitivamente, ao Município de Bom Jardim de Minas pelos idos de 1944.

Registro interessante, nos livros, na tradição oral e no coração do povo são as festas de São Sebastião realizadas em janeiro e julho, manifestações religiosas e populares conhecidas na zona rural e nos Municípios de Bom Jardim de Minas, Santa Rita de Jacutinga, Rio Preto e arredores e que sempre trouxeram muito orgulho e satisfação para todo povo, festas religiosas, que se confundem com populares, são, na verdade, festas da família local, devem ser preservadas, respeitadas.

O belo Distrito de Taboão possui riquezas naturais tão importantes que seria capaz de colocar grandes e famosos parques estaduais no bolso, ali nada falta para ser um centro de valorização do eco-turismo como fator de desenvolvimento social, cultural e econômico para toda região de Bom Jardim de Minas.

O projeto e a implantação do Parque Municipal de Taboão representa um importante passo para o desenvolvimento turístico ambiental e includente  sendo certo, desde o dia 07 de junho, quando foi realizada a consulta pública de Criação do Parque Municipal de Taboão com o apoio da Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, Prefeitura Municipal e pessoas atuantes na área do turismo local.

Segundo os idealizadores do encontro “a consulta pública foi constituída com explanações sobre meio ambiente, áreas protegidas, turismo sustentável, desenvolvimento local e um grande diálogo onde a comunidade pôde expor suas duvidas e anseios quanto a criação da Unidade de Conservação proposta, seus efeitos e impactos no contexto local a curto médio e longo prazos. Os próximos passos constituem-se na aprovação da lei de criação, estruturação da sede, capacitação pelo Parque Estadual Ibitipoca do administrador da Unidade e demais trâmites de oficialização. O Circuito Serras de Ibitipoca não pára! A cada dia o desenvolvimento do turismo organizado e a preservação ambiental evoluem em nossos municípios!

Vamos torcer e apoiar a criação do Parque Municipal de Taboão, com certeza, estaremos apoiando o desenvolvimento de nossa cidade, sem partidos, sem cores, simplesmente por sermos todos bom-jardinenses.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG