04:19hs
Terça Feira, 23 de Julho de 2019
Bom Jardim de Minas - Notícias
28/01/2016 16h52

Paróquia de Bom Jardim: 160 anos de Misericórdia!

Paróquia de Bom Jardim de Minas, dedicada ao Bom Jesus de Matozinhos, celebrará no Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.

O início de todo ano é marcado pela esperança. A troca de votos, os desejos de paz, de realizações e de construção de um novo tempo é característica principal de todo início; quando nascemos nos desejam felicidades, quando os outros nasce,  nosso desejo a eles é assim também. O ano de 2016 não seria diferente, mas é um ano diferente, e que tem uma importância para nossa cidade muito especial.

É o ano de 2016 para a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos um Ano Jubilar, no qual comemoraremos, no dia 02 de maio, aniversário de sua fundação, e que se mistura com o Ano Santo Jubilar Extraordinário da Misericórdia vivenciado em todo Mundo pela abertura das Portas Santas nas Basílicas, Catedrais e Santuários expressivos, sendo a Porta Santa um símbolo visível das indulgências concedidas aos peregrinos e aos que praticam as obras de misericórdia temporais e espirituais. 

A Paróquia de Bom Jardim de Minas, dedicada ao Bom Jesus de Matozinhos, celebrará no Ano Santo Extraordinário da Misericórdia seus 160 anos de criação e fundação, data que marca a passagem da antiga Fazenda do Bom Jardim para a condição de Paróquia.

Uma analise história e sociológica do fato leva a conclusão de que com a elevação da antiga capela erguida no alto da colina a condição de Matriz, pelo sistema do Padroado adotado no Brasil Império, começava a formação do núcleo urbano e da própria identidade de Bom Jardim de Minas com a autonomia administrativa eclesiástica própria: Bom Jardim não era uma capela filiada a Igreja de Andrelândia (Turvo), era por si só uma Igreja autônoma, sob a administração de um pároco para administrar os Sacramentos (Pia Batismal, Altar e Sacrário), passando a ter inúmeras capelas filias, como a do Pacau, Dois Córregos e outras desaparecidas no tempo.

Com isso, temos, também, as primeiras pinceladas do desenho urbano do Arraial, após a criação da Paróquia e que se formou os espaços que dariam lugares as ruas, praças, becos e espaço que conhecemos hoje, bem como o nascedouro da formação de associações religiosas, construções ideológicas e políticas que se inspiravam nos partidos conservador e liberal de Andrelândia e algo que nos chama muito a atenção: a Comunidade Paroquial de Bom Jardim desde seu inicio era considerada uma das mais participativas do Sul de Minas, há registro de festas e de celebrações que demonstram o intenso trânsito e dedicação dos Paroquianos com a Paróquia.

O ano de 2016 será um ano especial, são 160 anos de vida Paroquial, são 160 anos de Misericórdia e que nos leva à profundas reflexões: o maior símbolo da Paróquia? O maior símbolo da cidade?  Nosso aniversário de 160 anos dentro do Ano da Misericórdia?

É um tempo de graça e que esperamos ser comemorado tendo como o marco o lançamento da pedra fundamental da reforma da Nova Matriz e nos próximos meses dedicaremos a contar um pouco destes 160 anos de história: Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos de Bom Jardim de Minas, 160 anos de Misericórdia!   

 

Por Francisco de

Mattos e Silva

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG