09:15hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
26/09/2013 09h24

Personagens que fazem parte da Nossa História - Nelo Carneiro

Manoel Rodrigues, grande personalidade que marcou época na cidade de Bom Jardim de Minas.

por José Francisco Mattos e Silva

 

Manoel Rodrigues, Nelo Carneiro, nasceu em 21/02/1936 no distrito de Rio Claro, município de Passa Três/RJ, ocasião em que seus pais Fernando José Rodrigues Carneiro e Cordovil de Miranda (Dona Verdica) residiam naquela localidade, mas seu coração e sua alma sempre foi bom-jardinense, sempre foi de Bom Jardim de Minas que sempre chamava de “Amor da Mantiqueira”, cidade onde cresceu e viveu até o fim de sua vida, mesmo longe, sempre esteve presente.

Sua vida foi toda dedicada ao trabalho. Ainda criança, vendia doces e frutas na estação do Rutilo nas paradas dos trens que faziam os trechos ferroviários. Foi comerciante, bancário, escritor, fazendeiro, poeta, amante da arte da numismática (colecionador de moedas), ecologista, um homem visionário que pela sua capacidade intelectual e dinamismo assumiu a Direção do Banco Real, onde começou a trabalhar em 1951, na agência do Banco da Lavoura, em nossa cidade.

Eleito Prefeito de Bom Jardim de Minas em 1989, alicerçou seu governo nos pilares da Nova República inaugurados pela Constituição Federal que há pouco era promulgada, tamanha sua sensibilidade que não obstante inúmeras obras em sua gestão não encontramos em nenhuma placa alusão ao seu nome o que nos faz crer que cumpriu regiamente o que dispõe o artigo 37 da Carta Magna, que rege a Administração Pública, notadamente pela transparência e imparcialidade.

Em sua gestão destaca-se a construção do Terminal Rodoviário, moralização do serviço público, calçamento de incontáveis ruas, construção dos Centros de Saúde em Bom Jardim de Minas e no Distrito de Taboão, termino da construção do Monumento do Cristo no morro do Caxambu que foi iniciada na gestão anterior do Prefeito Tozinho, investimento no Hospital Municipal que destacava como referência regional, criou o Curso Técnico de Enfermagem, conservação constante das estradas rurais, limpeza e valorização do espaço urbano, incentivo ao artesanato local com a criação da COOMUNARTE, investimento na aquisição e doação de livros para Biblioteca Municipal, incentivo a saudosa Gincana Cultural e a realização da Semana da Criança, evento marcante e que contava, anualmente, com a participação das Forças Armadas e da Polícia Militar com destaque para a educação ambiental e cívica das crianças e jovens. Renunciou ao cargo de Prefeito por entender que sua missão era a Coletividade, sem favorecimentos pessoais.

Sua vida e sua trajetória na vida da cidade foi marcante. Nelo Carneiro faleceu em 01 de novembro de 2003, em sua lápide hoje consta a frase de sua autoria    “Estou pronto para começar tudo de novo, obrigado Pai Celestial”, evidencia de sua evolução espiritual demonstrada pelo bem que fez nesta terra que tanto amou, seu sempre Bom Jardim de Minas, nosso Amor da Mantiqueira. Bom Jardim que sente sua falta e guarda seu exemplo e tributa-lhe a honra de um dos melhores prefeitos de nossa terra.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG