05:41hs
Sábado, 20 de Abril de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
26/12/2013 09h03

Personagens que fazem parte da Nossa História - Silvio Raimundo de Oliveira

Silvio Raimundo de Oliveira deixou o seu legado na cidade de Bom Jardim de Minas.

   Por José Francisco Mattos e Silva

Das muitas pessoas especiais de Bom Jardim de Minas e que estarão sempre vivas na memória do povo de nossa cidade a lembrança do inesquecível Sílvio da Barbearia é uma das mais fortes. Ponto de encontro e de risadas era sua barbearia naquele estilo antigo que desde criança fascinava quando para lá íamos para cortar o cabelo ou apenas sentar, ouvir histórias, piadas e aprender com o Sílvio a arte da vida que na sua simplicidade e na generosidade da sabedoria de seu coração alegrava a vida de tantos e tantas que nunca deixavam de passar pela sua barbearia e ganhar o tempo com um pouco de prosa.

Nascido em 25 de setembro de 1947, filho mais velho do Sr. Enoc Raimundo e da Sra. Vicentina Maria de Jesus,  aos 9 anos de idade ficou órfão de sua mãe, ajudando deste então seu pai a criar seus irmãos Sálvio e Dimas. Aos 12 anos de idade começou a trabalhar, foi ajudade de bar, auxiliar de seleito, sapaterio, ajudante de restaurante. Aprendeu o ofício da barbearia no antigo salão do Raimundo Cunha, abrindo em 1956 seu próprio salão, o “Salão Silvio”.

Casou-se com Maria Aparecida Rodrigues (Cidinha) em 1969, tendo como fruto desta união os filhos Elisangela, Camilo de Leles, Rosângela e Maria Edwiges. Fervoroso e forte em suas convicções, era membro do Apostolado da oração e um grande  devoto do Sr. Bom Jesus do Matozinhos e também de Nossa Senhora, destacando na vida paroquial na ajuda para a realizaçao da Semana Santa.

Além de sua animada barbearia, o último recanto da amizade bonjardinense, o saudoso Silvio Barbeiro era amante da boa piada, das lendas e dos contos da vida na cidade. Inesquecível é a lembrança de suas idas e vindas em sua bicicleta, além de suas histórias de pescador e do presentear um amigo de outra cidade com um “queijo de Bom Jardim”.

Em Dezembro de 2009, Silvio foi homenageado pela Câmara Municipal de Bom Jardim, por Honra ao Mérito, pois amava, como poucos, seu Bom Jardim.  Terminada sua jornada, em 2010, Silvio faleceu, deixando um legado de alegria e de amor pelas coisas de Bom Jardim de Minas, nas palavras de um de seus amigos “como faz falta a alegria contagiante do nosso querido “SILVIO BARBEIRO”. 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br