08:52hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
25/07/2013 14h09

Personagens que fazem parte da Nossa História - Vírgínia Filomena Peixoto

Vírgínia Filomena Peixoto foi uma grande personalidade da cidade de Bom Jardim de Minas

por José Francisco Mattos e Silva

 

Nossa cidade precisa de líderes, pessoas de raízes nesta terra que saibam defender valores que são nossos. Nossa cidade há muito sofre com as desculturações que destroem a identidade local, precisamos de pessoas autenticamente bom-jardinenses, nascido ou de coração, Virgínia Peixoto era uma destas pessoas, bom-jardinense nata e de coração, nascida no coração da cidade.

Sempre vem aos meus pensamentos a saudosa lembrança da Professora Virgínia Peixoto. Infelizmente convivemos pouco, mas um pouco que deixou saudades. Lembro-me da professora Virgínia quando alfabetizava meu irmão no extinto Grupo Escolar João XXIII, posteriormente fui seu aluno na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida onde lecionou História Geral e do Brasil e  exerceu o cargo de Vice-Diretora desta mesma Escola. Muitas lembranças guardamos também no convívio de sempre dado o grau de amizade que sempre tivemos com seus sobrinhos e sobrinhas.

Enfim, a lembrança da “tia” Virgínia vem sempre acompanhada de uma certeza: seu posicionamento forte, seus argumentos autênticos e seu coração bom-jardinense faz falta nos dias de hoje, sobretudo quando assistimos o esvaziamento de algumas tradições da cidade. Virgínia Peixoto foi mestra na vida, no conselho e no apontar sempre necessário pelo valor do que sempre necessário.

Virgínia Filomena Peixoto, nasceu em 08 de junho de 1955 em Bom Jardim de Minas, filha de Manoel Peixoto Pereira e Nadir Ferreira Peixoto, era irmã de Manoel Lucas, Biriba, Tacinha, Cida, Norma e Valéria.

Na Escola Normal Nossa Senhora Aparecida graduou-se Professora em 1974, dando inicio a sua vida no Magistério na Escola Estadual João XXIII. Na Escola Superior de Varginha colou grau no Curso de Ciências Sociais, em 1978. E na Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações concluiu o Curso de História.

Nas Escolas João XXIII e na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida exerceu a arte de ensinar. Conselheira de todos exercia forte papel e influencia na vida escolar e educacional de nossa cidade, cultivadora das boas relações na janela da casa da Família Peixoto. Virgínia foi referencia para toda uma geração, a Professora Virgínia deixou imortalizada ali, na janela no início da praça, não só a saudosa lembrança, mas os valores do trabalho dedicado ao ensino da nossa gente e seus exemplos de filha, irmã, tia e amiga, sempre compromissada com a verdade e com o amor ao próximo.

Precocemente levada à Eternidade, deixou um legado para seus familiares, amigos e é sempre lembrada pela família escolar de nossa cidade, tanto que mereceu nos anos de 2000/2004 da direção da Escola Estadual Nossa Aparecida justa homenagem de ter seu nome como patrona da quadra de esportes construída em parceria da Escola com a MRS Logística e que hoje compõe o conjunto do Centro Educacional Sebastião Delgado de Almeida. 

Que o exemplo e a lembrança da Professora Virgínia Peixoto nos inspire a termos a autenticidade para sabermos valorizar a educação e as boas tradições de nossa cidade, seu sempre Bom Jardim de Minas. Professora Virgínia Peixoto, o Bom Jardim das festas de agosto, na sua praça, vista da sua janela...

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br