10:38hs
Quarta Feira, 20 de Novembro de 2019
Bom Jardim de Minas - Notícias
01/10/2015 09h30

Recanto do Saber e da Experiência comemora seu 1º aniversário de criação em Bom Jardim de Minas

Recanto do Saber e da Experiência busca também a realização de estudos, seminários, exposições relativas à cultura luso-brasileira.

Por José Francisco Mattos e Silva

 

A Associação Recanto do Saber e da Experiência Doutor Celso Nardy Chaves completou no dia 27 de setembro seu primeiro aniversário de criação, a data foi escolhida para homenagear sua patrona e idealizadora, Maria Auxiliadora Lacerda Cortes Chaves, mãe de seu fundador, Engenheiro Manoel Francisco Cortes Chaves, sua família e irmãos, com vários colaboradores de Bom Jardim de Minas.

Instalado no Casarão da Família Chaves, casarão em estilo colonial e que recentemente foi recuperado e restaurado pela Família Cortes Chaves, dando vida nova para a Praça Presidente Vargas, verdadeiro monumento cultural material e imaterial de nossa cidade.

O Recanto do Saber e da Experiência Dr. Celso Nardy Chaves  é uma associação civil, de direito privado, de caráter sócio-cultural e sem fins lucrativos, inspirado no valor que sua sede representa para toda cidade e, em especial para a família Chaves e Lacerda, preservar e resgatar a história da cidade de Bom Jardim de Minas, desde sua fundação pelo Capitão Antonio Correa de Lacerda e Faria e Ana Guarda de Souza, em especial, preservar e divulgar a história da Família do Capitão Leopoldino Augusto Chaves e Dona Maria Amélia Nardy Chaves. Em parte do seu imóvel sede existiu um antigo armazém que pertenceu a família Lacerda até 1908 e posteriormente ao Capitão Leopoldino Chaves, sendo um lugar de importância para o desenvolvimento regional como ponto de comercio e entreposto de tropeiros, localizado em ponto central do antigo Caminho do Comércio, um trecho importante da Estrada Real e que passa em nossa região.

Junto a isso o Recanto do Saber e da Experiência, o já chamado “casarão”,  foi pensado e caminha neste seu primeiro ano de existência visando estimular e desenvolver o pleno exercício da cidadania através da cultura promovendo permanentemente a visitação ao seu espaço – casa museu, bem como promovendo atividades e projetos como os já em andamento como o “Música na praça: Bom Jardim em serenata”, abertura de seus espaço para artesãos e produtores rurais para a realizaçao da “Feira de Artesanato e Produtor Rurais”, o projeto “Xadrez no Casarão” onde jovens usam do espaço da casa para pratica deste esporte, e a realizaçao da “Semana do Meio Ambiente” em junho em parceria com as Escolas e organizações instaladas no Município e Zona Rural visando a conscientização dos problemas ambientais e a preservação da vida do Planeta que em sua edição foi um grande sucesso com palestras,exposições, trabalhos de conscientização com a participação das Escolas Municipais, Estadual e privada.

O Recanto do Saber e da Experiência busca também a realização de  estudos, seminários, exposições relativas à cultura luso-brasileira, e as culturas formadoras do povo bonjardinense como a ítalo-brasileira, franco-brasileira, árabe-brasileira, africana e indígena tupiniquim, além das artes sacras mineiras, tendo em seu interior recuperada antiga Ermida e recuperação da Senzala que poder ser utilizado para fins turístico e pedagógicos, valendo destacar que terá em seu quintal um anfiteatro e um espaço dedicado a memória ferroviária das Minas Gerais.

Sejam bem vindos ao Recanto do Saber e da Experiência Dr. Celso Nardy Chaves, o Casarão que é de todo Bom Jardim de Minas.

Fotos: Marcilei Souza

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG