06:17hs
Quinta Feira, 20 de Junho de 2019
Cambuquira - Histórico
22/10/2018 12h08

Cambuquira

Histórico
Cambuquira é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2017 era de 13 053 habitantes. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.

"Cambuquira" é proveniente do termo tupi ka'aumbykyra, que significa "rabadilhas de folhas" (ka'a, folha + umbykyra, rabadilha, rabada, uropígio, cóccix), "grelo de erva (especialmente de aboboreira, com o qual se faz um guisado típico)".

Antigos nomes
São Sebastião de Cambuquira
Águas Virtuosas de Cambuquira

Até a chegada dos primeiros bandeirantes à região, no século XVI, o sul de Minas Gerais era habitado pelos índios puris. A origem da atual cidade foi no atual Largo de São Francisco, onde existia uma fazenda, a Boa Vista, deixada como herança para os escravos pelas irmãs Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart na primeira metade do século XIX.

A descoberta de fontes de água mineral na propriedade atraiu muitas pessoas em busca de suas propriedades terapêuticas e, em 1861, a Câmara Municipal de Campanha efetuou a desapropriação das terras, considerando-as de utilidade pública. O local foi liberado para visitação, o que estimulou o desenvolvimento do povoado nos arredores.

Em 1872, fundou-se o Arraial de Cambuquira, erigido em distrito pertencente a Campanha. Em 1894, foi inaugurada a estrada de ferro, levando progresso e expandindo a população. Cambuquira foi decretada (Decreto Número 2 528) município no dia 12 de maio de 1909, tendo, como primeiro prefeito, Raul de Noronha Sá. Nas décadas seguintes, o turismo na cidade desenvolveu-se em ritmo intenso, levando-a ao título oficial de estância hidromineral em 1970.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG