22:45hs
Segunda Feira, 24 de Junho de 2019
Campanha - Histórico
23/10/2018 11h18

Histórico

Campanha é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais.

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em julho de 2014 sua população era de 16 325 habitantes.

A cidade é sede da Academia Sul Mineira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Alfredo Valadão, da Cruzada Nacional de Alfabetização, precursora do Movimento Brasileiro de Alfabetização, da Fundação Cultural, entre outras entidades socioculturais.

É porta de entrada para o Circuito das Águas de Minas Gerais e recebe turistas também por causa de suas igrejas e casarões coloniais.

Campanha foi criada como freguesia por carta régia de 1752 e por lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, subordinado ao município de São João Del Rei. Figurando como vila a partir de 20 de setembro de 1798, recebeu status de cidade em 9 de março de 1840, mudando a denominação para Campanha.

As principais atividades econômicas de Campanha são: a agropecuária, com maior destaque para as culturas de café, milho, feijão, cítricos, batata e gado leiteiro; laticínios e metalúrgica, além da fabricação de gaiolas e acessórios para pássaros.

O nome da atual cidade se deve à topografia, pois a cidade se encontra localizada numa colina circundada por extensas campinas.

Antigos nomes
Santo Antônio do Vale da Piedade do Rio Verde
Campanha do Rio Verde
Campanha da Princesa da Beira
Arraial de São Cipriano

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG