Estamos de luto pelo Carlinhos do Hospital de Aiuruoca
16:25hs
Domigo, 17 de Janeiro de 2021
Carmo de Minas
07/10/2017 17h04

Festival do Café Especial em Carmo de Minas

Cidade recebeu produtores e visitantes de diversas cidades para prestigiar primeira edição do evento

O Sul de Minas é reconhecido mundialmente por sua produção de cafés. Sua altitude elevada e o clima facilitam a produção de cafés encorpados com aromas e sabores diferenciados, premiados em concursos nacionais e mundiais. Para celebrar esta riqueza da região Carmo de Minas recebeu, entre os dias 15 e 17 de setembro, na praça da Matriz, o Festival do Café Especial.
Com entrada gratuita o público prestigiou uma grande programação com comidas e bebidas à base de café, artesanato regional, atrações musicais e culturais e workshops.
Além de celebrar o grão torrado em sua totalidade, valorizar e reunir todos que participam de suas várias fases, do plantio e a colheita até sua chegada na xícara, o evento contou também com uma grande parceria em prol do hospital da cidade. Com o apoio da Unicred Aliança, através do projeto “Dia de cooperar”, foram reunidas doações dos produtores presentes para serem vendidas durante o Festival. Toda a arrecadação será revertida para a construção de um solário, um espaço de convivência para pacientes de longa permanência no hospital. O provedor do Hospital de Carmo de Minas, Douglas Martins de Abreu, comenta a iniciativa. “Esta é uma grande oportunidade para todos nós. Promover um maior bem estar para o paciente, que necessita de um cuidado mais humanizado, é uma das etapas mais importantes do tratamento que vai além dos remédios”, declara Douglas.
Também estiveram presentes no Festival as mulheres da Amecafé Mantiqueira uma associação sem fins lucrativos que reúne mulheres que trabalham com o café na Serra da Mantiqueira e já está presente em oito cidades da região. “O objetivo da organização é melhorar a qualidade de vida das mulheres do café. Nasceu, pois a mulher faz um trabalho no campo, tem suas obrigações e nem sempre tem a capacitação técnica, a capacitação necessária para conhecer melhor o produto que ela prepara”, conta Letícia Seda Albinati, presidente da organização. As mulheres do café então, se organizam e se encontram para estudar juntas e cada vez mais reconhecer e promover o valor da mulher do campo.
Além dos produtores de nobres cafés da Mantiqueira, o evento também ofereceu um espaço para o grupo Conexão Animal, uma organização de voluntários que promove ações de arrecadação de verba em prol dos animais abandonados na cidade. “Nosso trabalho engloba, além do acolhimento de animais em situação de rua que precisam de cuidado, a adoção consciente e muito amor pelos animais”, conta Ricardo de Mello Dias, integrante do grupo Conexão Animal que agradece também a oportunidade de mostrar o trabalho da equipe em um evento tão importante para a cidade.
“O evento é preparado para o produtor de café, principalmente o da região. O café mais pontuado em concursos nacionais e internacionais é o de Carmo de Minas então para nós, que somos produtores de grande expressão, é muito importante ter uma festa que celebra esta bebida. Sozinha, a Prefeitura Municipal não tem condições de arcar com um evento desse porte, nós entramos com o apoio que nos coube mas o grande mérito desta festa é do William e de sua equipe. A satisfação é muito grande e espero que este seja o primeiro de muitos pois a nossa cidade e a nossa região merecem uma festa como esta”, conta o Prefeito Municipal, Yuri Vaz de Oliveira.
O evento é uma promoção de William Eventos que contou com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Carmo de Minas.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008 | (35) 99965-4038
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG