18:10hs
Sábado, 25 de Maio de 2019
Carmo de Minas - Notícias
25/11/2016 10h29

Carmo de Minas: cafés especiais,turismo e muita cultura mineira

Uma cidade procurada pela qualidade da produção de café e também pelos atrativos naturais e pela hospitalidade tipicamente mineira

Carmo de Minas é conhecida internacionalmente pela sua beleza e excelência (Foto: COCARIVE)

Carmo de Minas é uma pequena e bucólica cidade do interior de Minas Gerais, conhecida internacionalmente principalmente pela qualidade do seu café. Com clima e relevo propício para uma produção expressiva de cafés especiais, a economia da cidade está diretamente voltada para o café: produção, torrefações, exportações. O melhor café do mundo é o brasileiro, o melhor café do Brasil é de Carmo de Minas, tornando as fazendas de produção de café um atrativo para os visitantes. Recentemente, foi lançada a Rota do Café Especial, um roteiro turístico de visitação às fazendas cafeeiras, onde é vivenciada toda a cadeia produtiva do café.

Na excelência da produção de cafés especiais, o município detém a posição de destaque no mercado nacional e internacional, reconhecido por torrefadores e cafeterias de todo o mundo.
Além do café, mundialmente reconhecida, a cidade oferece diversos atrativos que atraem visitantes de todo o Brasil. Envolta por uma bela natureza, oferece lindas cachoeiras, além de construções arquitetônicas de grande valor histórico-cultural e artesanato típico, assim como criações de gado Girolando.
O clima tropical de altitude torna os passeios turísticos agradáveis tanto na cidade como na natureza, e a cidade está a 960 metros de altitude.
Carmo de Minas também se destacou ao longo da sua história pela importância dada à educação. No princípio do século, já havia na cidade numerosos estabelecimentos de ensino: ginásio masculino, escola normal feminina, escolas de Agricultura, Farmácia e Odontologia.
As escolas buscavam manter corpos docentes ilustres, atraindo estudantes de localidades distantes. Foi uma das primeiras cidades a realizar aclimação de espécies exóticas, como oliveiras, tamareiras, pereiras, caquizeiros, ameixeiras, macieiras, espécies raras de parreiras e castanheiras.
Em sua praça central encontra-se obras do escultor Francisco da Silva Reis, o “Chico Cascateiro”. Ele moldava a sua obra em argamassa e entre suas obras mais famosas está o coreto da cidade.
A padroeira da cidade é a Nossa Senhora do Carmo.

Município encanta visitantes por manter viva a cultura e tradição (Fotos: Facebook/Carmo de Minas)

História de Carmo de Minas*

Foto: COCARIVE Foto: Grupo Sertão

No início do século XIX, o fazendeiro João Coelho Nunes doou terrenos a Nossa Senhora do Carmo, para a fundação do arraial e da freguesia do mesmo nome. As terras, que pertenciam ao município de Pouso Alto, constituem hoje a cidade de Carmo de Minas. A capela de Nossa Senhora do Carmo foi o núcleo inicial do arraial, primeiramente denominado Carmo de Cristina, depois Carmo de Pouso Alto da Cristina. Em 1832, passou a freguesia, sendo então desmembrada de Pouso Alto. Ao ser elevada a distrito, em 1841, teve sua denominação mudada para Carmo do Rio Verde. Emancipada em 1901, passou a chamar-se Silvestre Ferraz e, em 1953, tornou-se Carmo de Minas.

*Fonte: Wikipedia

A história do café e a Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde

Foto: COCARIVE

O café chegou em 1810, começando a se destacar por volta de 1960. Atualmente, corresponde a 70% da renda das propriedades rurais do Sul de Minas, altitude média do plantio é aproximadamente 950 metros. Considerado de ótima qualidade. (Fonte: http://cafecarmodeminas.com.br)

A Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde Ltda – COCARIVE, foi fundada no dia 07 de maio do ano de 1961, graças ao espírito empreendedor, de união e de pioneirismo dos produtores rurais de Carmo de Minas e região. Eles objetivaram transformar a cafeicultura local em pólo de referência, tanto pela produtividade, quanto pela excelência na produção de cafés de alta qualidade, promovendo assim o desenvolvimento desta importante micro-região do Sul de Minas Gerais. Esta região se encontra situada nas encostas da Serra da Mantiqueira, próximo às nascentes do Rio Verde, pela exuberância de suas terras, muito férteis e generosas, e impulsionada pelo excelente clima de características amenas, há muito vem se consagrando como principal área de produção de cafés finos.
Contando atualmente com 661 cooperados, a COCARIVE recebe em seus armazéns uma produção média anual de 150.000 sacas de café arábica, dentre naturais e cerejas descascados, que lhe são confiadas para preparo e comercialização.
Conta também com a colaboração direta e permanente de seus 65 funcionários, de vários níveis de formação profissional, dentre os quais 03 agrônomos que prestam indispensável serviço de assistência técnica direcionada à cafeicultura, em trabalho de campo, difundindo e aprimorando modernas técnicas de cultivo, para que as propriedades obtenham melhores índices, tanto de produtividade quanto de qualidade, em perfeita sintonia com a natureza e o meio ambiente.
Para o rebeneficiamento e preparo dos cafés que chegam aos seus armazéns, a COCARIVE conta com a moderna e apropriada infra-estrutura de suas instalações, que são indispensáveis ao processamento de praticamente toda produção de seus associados, da pré-limpeza à catação e seleção eletrônica dos grãos de café.
Sua loja de produtos específicos, necessários à atividade das fazendas, assegura aos cooperados o fornecimento de insumos e de todos os demais itens necessários ao correto manejo da cafeicultura, de forma eficaz.

Fonte: www.cocarive.com.br

Reconhecida mundialmente pela excelência do café, Carmo de Minas oferece também atrativos naturais e culturais que atraem visitantes de todo o país

Na praça Deputado José Terras Caldas, o coreto do escritor Francisco da Silva Reis

Conheça alguns pontos turísticos

Balneário da Barra – cachoeira localizada a cerca de 4km do centro da cidade, em um balneário particular com infra-estrutura para futebol de areia, camping, churrasqueira e bar;

Fazenda Canaã – barragem, cachoeira e lago, lacalizando-se às margens da Estrada da Torre a cerca de 3km do centro da cidade;

Igreja de São Sebastião – é a igreja mais antiga do município; foi construída no final do século XIX; tombada pelo patrimônio histórico em 1995; está fechada desde 1998, servindo ao grupo de orações São Francisco;

Igreja N. Sra. do Carmo (Igreja Matriz) – construída em 1939, combina traços do barroco com algumas interveções clássicas; abriga no seu interior 14 quadros antigos que representam a Via Sacra de Cristo; quadros entalhados em cedor, com as cenas em alto relevo, pintados em Braga, Portugal;

Pico Agudo – pico com vista panorâmica da cidade e região; localiza-se a 2km do centro da cidade, pela estrada da Fazenda Campo Redondo;

Praça Deputado José Terras Caldas – nesta praça encontra-se o coreto do escultor Francisco da Silva Reis, o “Chico Cascateiro”; o coreto foi construído sobre embasamento que imita feição de rocha, com uma cascata esculpida na base;

Antiga Estação Ferroviária – foi inaugurada em 1890, e desativada em 1979 por prejuízos; em 1996 o imóvel foi ocupado pela Prefeitura Municipal e atualmente o local abriga a Rodoviária de Carmo de Minas;

Armazém de Café – inaugurado em 1937, localiza-se perto da antiga estação ferroviária;

Parque de Exposições Antonio Alves Pereira Filho – foi construído em 1978 pela Sociedade Rural de Carmo de Minas; lugar que recebe anualmente a Exposição Interestadual da Raça Girolando.

Belas cachoeiras de água cristalina atraem os visitantes (Fotos: Facebook/Carmo de Minas)
 Cultura e tradição vivas no Carmo: Gado girolando (Foto: Grupo Sertão) e Folia de Reis (Foto: Facebook/Carmo de Minas)

Distâncias

Os atrativos e as belezas naturais fazem de Carmo o destino ideal para quem procura sossego, descanso e cultura (Foto: Facebook/Carmo de Minas)

Carmo de Minas está bem localizada, a poucos quilómetros das grandes capitais.

São Paulo: 297,3 km - através de BR-381 (3h47min)

Rio de Janeiro: 302 km - pela BR-116 (4h37min)

Belo Horizonte: 376 km - através de BR-381 (4h37min)

As fazendas de produção de café e as plantações marcam o entorno das montanhas de Carmo (Foto: COCARIVE)

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG