00:32hs
Sexta Feira, 20 de Setembro de 2019
Carmo de Minas - Notícias
31/10/2016 11h23

Entrevista exclusiva com produtor cultural Manoel Lima

Bate-papo sobre sua experiência na área turística, sua visão sobre o futuro do mercado cultural da região e sobre o lançamento de seu livro “Carmo de Minas – 200 anos de história”

Foto: Arquivo Pessoal/Manoel Lima

Manoel Lima e o Bispo Dom Diamantino no Bicentenário de Carmo de Minas

Manoel Lima é produtor cultural, gestor de turismo, consultor de políticas públicas para cultura, turismo e meio ambiente, pesquisador e um dos guardiões da memória regional. Ele cresceu em São Lourenço, mas há 20 anos vive em Carmo de Minas, onde casou-se e construiu família.
Estudou no Colégio São Miguel em Passa Quatro, um dos mais renomados e rígidos da educação na região. Formou-se em Magistério, estudou História na UNINCOR Três Corações e Gestão de Turismo na UNINTER.
Além de vários cursos na área de Hotelaria, Marketing Turístico, Arquivo, Produção Cultural , Museu e Memorial.
Devido ao vasto conhecimento e pesquisa que vem desenvolvendo sobre o Nascimento do Sul de Minas, genealogia das famílias tradicionais e a história do surgimento de Carmo de Minas, está escrevendo o livro “Carmo de Minas - 200 anos de história”, onde narra com detalhes o cotidiano, a vida religiosa e cultural dos últimos 200 anos de fundação da cidade com grande acervo fotográfico. O livro vai abordar também os grandes nomes da arte, política, educação, literatura e toda influência que Carmo de Minas teve para o surgimento e desenvolvimento de outras cidades da região como São Lourenço, Dom Viçoso, Soledade de Minas e a ligação histórica com Pouso Alto e Cristina.
Manoel Lima trabalhou à frente da Secretaria de Turismo e Cultura e do Memorial da cidade. Possui no currículo centenas de eventos turísticos, culturais, agronegócio e eventos voltados as questões ambientais, além de consultorias em políticas públicas, nestes setores em toda Sul de Minas.
Confira a entrevista exclusiva:

JCP: Como você vê a cultura na região e qual a sua visão de futuro sobre o mercado cultural daqui?
Manoel Lima: O Circuito das Águas tem uma riqueza histórica e cultural muito grande. Regionalmente, nos destacamos como polo do Sul de Minas nas mais diversas áreas culturais. Por aqui tem de tudo: música, dança, poesia, teatro, artesanato variado, artes, religiosidade, misticismo, esoterismo e mais uma infinidade de manifestações que precisam ser reconhecidas, melhor divulgadas, e valorizadas nos seus municípios. Tudo isso, agregado ao forte potencial turístico no qual nos destacamos em todo Brasil. Existem plataformas de cultura e turismo que só se resolvem com políticas públicas. Penso que estamos vivendo um novo momento na política brasileira. Prefeitos mais comprometidos com a causa cultural. Acho que podemos esperar grandes mudanças e transformações. Turismo e cultura são tão importantes como saneamento básico, saúde e educação, além de um grande gerador de emprego e renda.
JCP: Qual o projeto mais marcante na sua história?
Manoel Lima: O projeto mais marcante da minha história foi idealizar, pesquisar e realizar o Bicentenário de Carmo de Minas. Um trabalho de pesquisa de 8 anos que culminou com uma grande festa no dia 23 de fevereiro de 2014, com a presença de autoridades civis, militar, políticas e religiosas de todo o Estado de Minas Gerais.
JCP: Quais são os seus projetos pessoais voltados para a cultura em Carmo de Minas e na região?
Manoel Lima: Eu estou finalizando agora a coleção de um material para o lançamento do meu primeiro livro “Carmo de Minas, 200 anos de História”, que retrata justamente o Bicentenário da cidade, realizado em 2014. Além disso, tenho alguns projetos de turismo, cultura e consultoria para realizar em algumas cidades que já estavam agendados. Tenho feito algumas visitas aos novos prefeitos eleitos e muitos desses já são amigos de longa data e estamos discutindo a implementação de projetos a médio e longo prazo.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG