07:44hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Carmo de Minas - Notícias
24/01/2013 14h10

Produtores mineiros vencem o 9º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café

Os juízes avaliaram itens como aroma e sabor. Os participantes concorreram nas categorias café cereja descascado, natural e microlote.

Minas Gerais foi o destaque do 9º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café. As três categorias da disputa foram vencidas por produtores mineiros, que recebem assistência técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). Os cafés campeões e os demais lotes finalistas podem ser adquiridos em leilão até o dia 17 de janeiro. O concurso é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

A avaliação sensorial das amostras foi feita no dia 8 de janeiro. Todos os procedimentos seguiram a metodologia do PQC (Programa de Qualidade do Café da ABIC), para grãos torrados, combinada com a metodologia da SCAA – Specialty Coffee Association of America, para grão verde. Os juízes avaliaram itens como aroma e sabor. Os participantes concorreram nas categorias café cereja descascado, natural e microlote.


 

Propriedade do produtor José  Alexandre de Lacerda / foto: Arquivo Emater-mg.

 

O produtor José Roberto Canato, do município de Carmo de Minas, Sul de Minas Gerais, ficou em primeiro lugar na categoria cereja descascado. Já o café produzido por Amélia Ferracioli Delarisse, do município de Patrocínio, região do Alto Paranaíba, venceu a categoria natural.

 

Cafeicultor José Alexandre / foto: Arquivo Emater-mg.


O cafeicultor José Alexandre de Lacerda foi o grande vencedor do concurso. O café produzido na propriedade dele, no município de Espera Feliz, Zona da Mata mineira, recebeu a maior nota da disputa, conquistando o primeiro lugar geral. Além disso, José Lacerda ficou em primeiro lugar na categoria microlote. “Eu sabia que tinha um bom café e imaginei que poderia ficar numa boa colocação. Mas, foi uma surpresa vencer a categoria e obter a melhor nota geral no concurso”, afirma Lacerda.

Em 2012, o cafeicultor venceu o Concurso Estadual de Qualidade dos Café de Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Emater-MG, em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e demais parceiros. O café produzido por José Lacerda ficou em primeiro lugar na categoria cereja descascado, região da Zona da Mata. Os bons resultados obtidos recentemente deixaram o produtor otimista. “O momento é muito favorável. A expectativa é conseguir comercializar a nossa produção por um preço melhor e conquistar novos mercados” , diz.

José Lacerda recebe assistência técnica da Emater-MG. As orientações repassadas ao cafeicultor pelos extensionistas do escritório local da Empresa são bem amplas e abrangem o uso racional do solo e água, fertilidade do solo, recomendações sobre a implantação e condução das lavouras cafeeiras, infraestrutura necessária, colheita, secagem e armazenagem dos grãos, diversificação da produção e comercialização. “ Essas ações ajudaram o produtor a obter grandes resultados, como o aumento da produção e produtividade, melhoria da qualidade do café, e a conquista de mercado e melhores preços”, diz o extensionista Júlio de Paula Barros.

Até o dia 17 de janeiro acontece o leilão dos lotes finalistas do concurso. Só poderão participar empresas compradoras, que se inscreverem e declararem compromisso de comprar os lotes pelos quais farão ofertas. Nesta edição, não será aceita a participação de pessoas físicas. A ficha de inscrição com declaração de compromisso de compra pode ser obtida no site da Abic ou também solicitada no e-mail daysi@abic.com.br. O resultado do leilão será divulgado pela Abic no dia 18 de janeiro de 2013. Mais informações: http://www.abic.com.br

Assessoria de Comunicação Abic

Assessoria de Comunicação da Emater-MG

Núcleo de Imprensa

31 3349-813

--
Sebastião Avelar
jornalista/Emater-MG
(31) 3349-8132

 

Crédito /fotos: Arquivo Emater-mg.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG