16:57hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Carmo de Minas - Notícias
27/03/2013 16h16

Workshop sobre Indicação Geográfica Mantiqueira de Minas

O evento em Carmo de Minas recebeu autoridades e produtores de café

 

 A Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira , APROCAM realizou no dia 07 de março, um grande encontro, em Carmo de Minas,  o qual foi marcado pela presença de varias autoridades o Prefeito Municipal, Sr. Guy Junqueira Villela, o  presidente da APROCAM, Sr. Antônio José Junqueira Villela, o Diretor  do Departamento de Café da COOPERRITA, Sr. Roberto Mendes,  Diretor Administrativo da COCARIVE,  Sr. Gláucio Carneiro Pinto ,   Diretor Secretário do Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo de Minas, Sr. Luiz Eduardo Guerra de Castro,  Representante do INPI, Sr. Luiz Claudio Dupin, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais  de Santa Rita do Sapucaí, Sr. Leonilton Moreira ,  Diretor Presidente  da COOPERVASS,  Sr. Paulo Roberto Vilela Silva ,  representante do MAPA , Srs, Pedro Lúcio Junqueira Pereira e André Vieira de Assis, Dr.  Flavio Meira Borem, Coordenador do Projeto IG – Mantiqueira de Minas – UFLA, representante da  EMATER, Sr. Alexandre  Kurachi,  Sr. Sebastião Celso Carneiro Garcia, representante do IMA além dos  produtores dos municípios que integram a microrregião da Mantiqueira de Minas.

Organizado pela APROCAM, COCARIVE, COOPERRITA. COOPERVASS, Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo de Minas e Santa Rita do Sapucaí, o evento contou ainda com palestras.

A palestra “Indicação Geográfica” foi ministrada pela Sra. Hulda Oliveira Giesbrecht, representante do SEBRAE. A Indicação Geográfica constitui um direito de propriedade intelectual autônomo, a exemplo de uma patente ou de uma marca. São signos que indicam aos consumidores que serviços e produtos possuem características especiais relacionadas com o lugar de procedência, tendo como o objetivo criar valor local, sendo uma ferramenta de desenvolvimento e promoção regional.

A palestra “ Projeto IG Mantiqueira de Minas” apresentada por  Margarete Marin Lordelo Volpato, Tatiana Grossi Chquiloff Vieira e Dr. Dr. Flávio Meira Borem. O Projeto IG Mantiqueira de Minas apresentado em março de 2011, coordenado pelo Prof Flavio Meira teve como principal objetivo caracterizar a microrregião da Serra da Manteigueira e estudar o potencial que a região tem para ser feita a solicitação de Denominação de Origem.  Fazem parte desse Projeto os municípios de  Baependi- Brazópolis, Cachoeira de Minas, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição das Pedras, Conceição do Rio Verde, Cristina, Dom Viçoso, Heliodora, Jesuânia, Lambari, Natércia, Olimpio Noronha, Paraisópolis, Pedralva, Piranguinho, Pouso Alto, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista, São Lourenço e Soledade de Minas.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG