10:34hs
Terça Feira, 21 de Maio de 2019
Carvalhos - Notícias
10/06/2016 15h47

Carvalhos comemora melhorias realizadas na comunidade do Muquém

Muquém ganha novo aspecto com construção de praça e calçamento

O que era terra, agora está calçado. Um lugar onde era mato, virou área de convivência da comunidade com a construção de uma praça. Com a mobilização da Prefeitura, comunidade e Igreja foi construída a Praça Jardim de São Lázaro e o calçamento da rua principal que dá acesso a Igreja de São Lázaro, localizada na comunidade do Muquém, em Carvalhos.

O aspecto agora é outro. A população da comunidade não vai mais sofrer com barro em tempos de chuva e nem com a poeira em tempos de seca. Uma área de convivência vai aproximar ainda mais os moradores da localidade. Os bancos da praça vão permitir uma boa reunião de vizinhos, que no verão poderão sentir a fresca brisa das montanhas para espantar o calor de dentro de casa.

O gramado e as flores vão humanizar e harmonizar ainda mais o ambiente. Um lugar onde todos se conhecem, a violência é inexistente. A simplicidade das pessoas que vivem no Muquém desperta o que há de bom da vida.

Cada morador do Muquém compartilhou com o mesmo sonho e cada um deu sua contribuição para que o sonho se tornasse realidade. A comunidade fez pequenas contribuições para compra do cimento, a Igreja doou os bloquetes para calçamento das ruas, recursos do Governo do Estado compraram todo meio fio, doações de empresários viabilizaram areia e brita para o concreto. Tudo feito com muito amor e carinho.

Na inauguração das obras, realizada no dia 6 de junho, a lavradora Maria José Maciel Ferreira estampava um sorriso de satisfação no rosto após a benção do Padre Alex José Adão. “Nos tempos que não havia chuva a gente gripava muito e tinha muitos problemas respiratórios devido a poeira. Tínhamos muito trabalho para limpar a poeira ou o barro das nossas casas. Agora vou ajudar na conservação da praça”, disse.

O Padre Alex, que é pároco do município, foi um dos protagonistas da melhoria realizada no Muquém. “Consegui que a Igreja doasse todo o bloquete e ajudamos na arrecadação do dinheiro da população para compra do cimento”, afirmou.

Segundo o prefeito Municipal, esse foi só o início das melhorias. “Gostaria de agradecer a colaboração de todos os funcionários da prefeitura, ao Ronald (Bocão) pelo empenho na busca por ajuda. Esse foi só o início das melhorias. Espero que a próxima gestão conserve o que foi feito e continue as melhorias”, disse.


A devoção do povo a São Lázaro

São Lázaro, segundo a bíblia, era amigo de Jesus. Sempre o hospedava, junto com seus discípulos, em sua casa, que ficava em um vilarejo chamado Betânia, próximo de Jerusalém. Quando morreu foi ressuscitado por Cristo a pedido de uma de suas irmãs depois de quatro dias. Foi a única pessoa por quem Jesus chorou.

Era de origem nobre, muito estimado e respeitado pela comunidade devido a honestidade e religiosidade da família. Na Idade Média pensou-se que São Lázaro era o personagem pobre, miserável e cheio de feridas de uma parábola contada por Jesus. Erroneamente foi tido como o padroeiro dos leprosos, portadores de Hanseníase.

Daí vem a devoção do povo. Segundo populares, na comunidade de Carvalhos havia muitas pessoas com Hanseníase. Duas famílias locais fizeram a promessa para São Lázaro que se a doença acabasse, trariam uma Imagem dele para o Muquém.
Alcançada a graça, encomendaram uma imagem de São Lázaro, que veio da Itália. Foi construída a Igreja do santo. Os populares ainda dão conta que a imagem do santo foi levada da sede do município até a comunidade de carro de bois. Construiu-se a Igreja de São Lázaro, atualmente paróquia, onde em 10 de junho de 1930 foi rezada a primeira missa.

A festa do santo é celebrada no dia 17 de dezembro. Além do dia da festa do santo, no Muquém, todo dia 10 de junho é comemorada a primeira missa pela presença do santo na comunidade.

*Com informações dos site cruzterrasanta.com.br


 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG