19:28hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Caxambu
21/02/2013 14h29

Museu de História do Brasil na Estrada Real

Espaço de Lazer e Cultura Segredo das Águas reúne, em um só lugar, diversas opções de lazer e cultura.

O Espaço de Lazer e Cultura Segredo das Águas reúne, em um só lugar, diversas opções de lazer e cultura. A receita não poderia dar errado: unir entretenimento, história e educação em um ambiente construído aos moldes da arquitetura Barroca em Caxambu, uma das cidades mais charmosas do sul de Minas.

Os 40 mil m2 foram transformados em um Eco-Museu dividido em dois ambientes. O primeiro trata-se de um "zoológico de pedra", o qual já possui 45 espécies de animais construídos em concreto e de tamanho original. A segunda atração representa momentos da História do Brasil, através de esculturas, também de pedra e de tamanho original, da Família Real. Ali começa uma aula sobre a História da colonização portuguesa no Brasil, com direito a cenário da primeira Missa e estátuas dos 4 principais bandeirantes: Borba Gato, Fernão Dias, Anhanguera e Raposo Tavares, posicionados em um mapa do Brasil, a aula antes de história, agora também inclui a Geografia.

Saindo dali, o visitante ainda pode visitar o Museu de História na Estrada Real que conta a História do Brasil de 500 anos, representado por 32 maquetes, que nos mostram os principais fatos históricos do Brasil, desde o Brasil Colônia, passando pelo Brasil Império e chegando ao Brasil República.

As maquetes são apresentadas dentro de uma cronologia, começando com as Caravelas de Cabral e seus instrumentos de navegação do século XV, passando pelos acampamentos indígenas, sendo a primeira, a tribo Tupi Guarani e a segunda dos Ianomâmis.

A exposição do período do Império mostram as fazendas de escravos e a extração do ouro, que era levado para Portugal por meio da Estrada Real. A construção da favela da Rocinha no Rio de Janeiro e a formação do Pelourinho na Bahia, também estão representadas em maquetes.

O ponto alto do Museu é uma maquete de 5m x 2,20m, que demonstra como eram movidas as máquinas nos séculos XII até o século XVIII, antes da invenção da eletricidade. Tudo ligado e funcionando através da força motriz da roda d´água. Uma verdadeira aula de física.

Para quem por ali quiser descansar, curtir uma piscina e um excelente restaurante, o espaço oferece também chalés. Quem já se hospedou, recomenda. Enquanto a comida está sendo feita, pode-se praticar uma tranquila pescaria no lago de tilápias.

Segredo das Águas  fica na Rodovia BR 354 – km 700 em Caxambu. Para mais informações entrar em contato pelos telefones 35-9158-5113 e 9113-6193

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br