03:05hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Caxambu
26/05/2011 10h20

Universidade em Caxambu SuperUniversidade terá sede e polo de pesquisas

SuperUniversidade terá sede e polo de pesquisas em Caxambu

SUPERUNIVERSIDADE TERÁ SEDE E POLO DE PESQUISAS EM CAXAMBU
O consórcio das sete universidades do Sul e Sudeste de Minas Gerais, conhecido como Superuniversidade do Sudeste, agora tem o que precisava para se consolidar: dinheiro e endereço próprio. O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, confirmou ontem, conforme o Estado de Minas havia antecipado no início do mês, a liberação de R$ 20 milhões para a formação do consórcio e revelou que a sede da entidade e do Centro de Pesquisa e Inovação será instalada em um prédio da União em Caxambu, no Sul de Minas. Com isso, a cidade se tornará um novo polo de desenvolvimento cultural, econômico e de pesquisa em Minas.




O anúncio foi feito durante a abertura do I Fórum de Integração Universitária da Universidade Federal de Lavras (Ufla), que teve início ontem e se estende até domingo. A solenidade marcou também o encontro dos reitores das instituições de ensino superior que integram o consórcio: universidades federais de Alfenas (Unifal), de Itajubá (Unifei), de Juiz de Fora (UFJF), de Lavras (UFLA), de São João del-Rei (UFSJ), de Ouro Preto (Ufop) e de Viçosa (UFV). Ao todo, as escolas reúnem 3,5 mil professores e 4 mil técnicos administrativos, que atendem a 41 mil alunos de graduação e 5,3 mil de pós-graduação.

No conjunto, as sete instituições têm câmpus em 17 municípios do Sudeste de Minas Gerais e atendem a polos de educação a distância em 55 cidades. Com a integração, pelo menos 815 bolsas de mobilidade acadêmica serão oferecidas a alunos, professores e servidores. A junção das instituições prevê ainda a criação do Corredor Cultural, ambiente que permitirá o intercâmbio de grupos, manifestações e projetos culturais entre as universidades.

“Há cerca de 20 dias, os reitores nos entregaram, em Brasília, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que traça as diretrizes do consórcio. Analisamos a proposta com o ministro Fernando Haddad, que concordou em alocar os recursos. Na ocasião, eles também nos informaram a decisão de instalar a sede do consórcio em Caxambu”, afirmou Luiz Carlos Costa.

Segundo ele, o MEC já autorizou os reitores a dar continuidade às ações para apropriação do imóvel. “Depois de tudo acertado, abriremos licitação para reforma e adequação das instalações, onde teremos uma estrutura administrativa e também laboratórios de pesquisa com um câmpus de excelência internacional. A decisão de ter um espaço fora das cidades do consórcio partiu dos próprios reitores”, confirmou o secretário.

Para ele, a confirmação dos recursos e do endereço para o consórcio foi um passo decisivo para a consolidação da Superuniverdade. “As instituições continuam autônomas e independentes. O que estamos fazendo é otimizar as ações e atividades que serão feitas em conjunto, passando de um patamar de competição para um processo de cooperação”, afirmou.

Conjunto

De acordo com o presidente do consórcio, Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor da Unifenas, todas as instituições sinalizaram a intenção de participar. “A adesão agora é puramente uma questão formal, a ser decidida pelos conselhos universitários. Isso deve ocorrer até o fim de junho. Depois da confirmação, a constituição formal do consórcio será celebrada com o MEC”, explicou. Para ele, a Superuniversidade vai promover o desenvolvimento de forma regional. “Ao invés de termos apenas um câmpus, teremos um centro de pesquisa que será mantido pelas sete universidades, trazendo desenvolvimento não só para a cidade, mas para toda a região.”

A unificação das sete instituições também foi vista com bons olhos pela Universidade Federal de Minas Gerais. “Todas são universidades muito bem qualificadas e de bom nível. A associação é muito positiva do ponto de vista dos ganhos com mobilidade de estudantes, professores e pesquisas conjuntas., afirmou o reitor da UFMG, Clélio Campolina.

Vestibular

Sobre a possibilidade de um processo seletivo único depois da unificação, Costa explicou que todas já adotaram um sistema de seleção unificada com a adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, ele não descarta a possibilidade de, no futuro, as instituições oferecerem vagas de forma conjunta. Para os cursos de bacharelado interdisciplinar que serão oferecidos pelas universidades, o secretário afirma que o processo único de seleção será um caminho natural.

Em Caxambu, o dia ontem foi de festa com o anúncio da chegada da sede do consórcio. “Há cerca de dois anos procuramos a Ufla para oferecer o espaço. Agora, a parceria está se consolidando. Estamos muito satisfeitos. A chegada do câmpus vai promover o desenvolvimento social e econômico da cidade, com a atração de empresas e abertura de novos postos de trabalho, além de fazer de Caxambu uma cidade melhor do ponto de vista cultural”, afirmou o prefeito, Luiz Carlos Pinto (PHS) .

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG