04:25hs
Quarta Feira, 17 de Julho de 2019
Caxambu - Notícias
01/06/2017 11h42

Cartório Eleitoral de Caxambu oferece recadastramento biométrico

Cidade é a única da região a dispor da atualização cadastral não obrigatória

Pelo menos 43 eleitores já fizeram o recadastramento biométrico em Caxambu

O recadastramento biométrico é uma medida a ser implantada em todo o território nacional. Algumas cidades, porém, ainda não dispõem do novo serviço, como é o caso de São Lourenço. Na região, Caxambu é o único município a oferecer o cadastro biométrico ordinário –não obrigatório–.

Recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais anunciou a inclusão de mais 50 cidades do estado ao novo sistema de cadastro eleitoral. Minas, portanto, soma agora 486 municípios com biometria não obrigatória.

Em Caxambu, o recadastramento biométrico teve início no último dia 15 deste mês. De acordo com a 80ª Zona Eleitoral do município, 43 eleitores fizeram o novo cadastro até a última quinta-feira (25).

Segundo a chefe de cartório da cidade, Vanessa Lemos Mota Naves, em Caxambu, por enquanto, não é necessário agendar atendimento para solicitar o novo serviço. “Tendo em vista que o procedimento ainda não é obrigatório, o eleitor não necessita fazer agendamento prévio. A mudança, contudo, é importante para que haja maior transparência e segurança na votação. O eleitor será identificado para votar sem qualquer dúvida”, salienta.

Os eleitores que desejarem fazer o recadastramento precisam comparecer ao cartório eleitoral da cidade munidos das originais do título de eleitor, documento oficial com foto e comprovante recente de residência.  

“O recadastramento biométrico é feito com a colheita da assinatura, da foto e impressões digitais do eleitor, além de cadastro das informações pessoais, a fim de modernizar e atualizar o banco de dados da Justiça Eleitoral”, ressalta Vanessa Lemos, chefe de cartório da 80ª Zona Eleitoral de Caxambu.

No total, o atendimento biométrico abrange o eleitorado de 570 municípios de Minas Gerais, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do estado.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG