15:51hs
Domigo, 16 de Junho de 2019
Caxambu - Notícias
06/06/2017 09h45

Caxambu sedia o Festival Varilux de Cinema Francês

Cidade está entre 55 municípios que apresentarão produção de filme francês

O festival registra crescimento recorde do evento no Brasil, com mais de 55 cidades participantes, distribuídas em 21 estados e Distrito Federal. Caxambu é um desses municípios que vai apresentar as produções da cinematografia francesa. O evento acontecerá no Cine Caxambu, entre os próximos dias 8 e 21 de junho.

Em todo o estado de Minas Gerais, apenas três cidades poderão oferecer a atração. De acordo com a Secretaria de Turismo de Caxambu, o cinema do município configura como um dos últimos a ser de rua ainda em funcionamento no país, o que favoreceu para a realização do evento.

Ainda de acordo com a pasta, a cidade possuí uma ligação com a França. O Parque das Águas da cidade foi construído com traços da arquitetura francesa. Esses quesitos, segundo Gustavo Toledo, secretário de Turismo, estavam de acordo com critérios usados para selecionar as cidades.

O secretário destaca ainda que o evento está de encontro com a programação turística da cidade. “Estamos apostando no enriquecimento turístico cultural de Caxambu. Por isso buscamos iniciativas como esta, que incentivam os cidadão a ir ao cinema, a valorizar um bom filme. Tudo isso vem de encontro também com a cidade, que é turística”, reforça.

Os filmes serão apresentados no próprio cinema da cidade. A programação de filmes “normais”, ou seja, aqueles que já estavam em cartaz, será parada para a transmissão dos filmes franceses.

Para ter acesso à programação o interessado terá que pagar uma taxa para assistir a um das 19 produções inéditas no cinema. Gustavo Toledo, secretário de Turismo, informa ainda que alguns desses filmes poderão ser exibidos como ações educativas para alunos de escolas do município e também para gerar as famosas mesas redondas, de discussões.

Para o secretário, a iniciativa é oportuna também para fomentar outras atividades na cidade. “A ocasião é favorável para atrair outros festivais de cinema da cidade e valorizar a estrutura do cinema do município. Queremos articular a realização de atividades teatrais, por exemplo”, finaliza Gustavo Toledo.  

O Festival conta com 19 filmes na programação. Entre eles, “Um Instante de Amor”, de Nicole Garcia, com atuação elogiada de Marion Cotillard, ganhadora do Oscar de 2008 por “Piaf – Um hino ao amor”; “Rock’n roll – Por trás da fama, comédia auto-satírica de Guillaume Canet, e “Frantz”, o mais recente filme de François Ozon, uma surpreendente adaptação do filme de Ernest Lubitsch de 1932, com o novo astro do cinema francês Pierre Niney (“Yves Saint Laurent”).

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG