15:03hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Caxambu - Notícias
10/02/2011 16h14

Caxambu Escola Municipal de Música recomeça as aulas

Caxambu: Escola Municipal de Música recomeça as aulas


O ano letivo da Escola Municipal de Música de Caxambu já começou. A instituição, que funciona na escola Wenceslau Brás, oferece curso completo de música, incluindo aulas de teoria musical e instrumentos de sopro e cordas, como sax, piano, teclado, violino, viola, violão, trombone, flautas, dentre outros. Os interessados no aprendizado musical deverão fazer sua inscrição na Secretaria Municipal de Educação e agendar os dias de aula com a professora Karina.


Entre em harmonia com a vida. Aprenda música. Aprenda um instrumento musical.


Os benefícios da música

Segundo os especialistas, a música harmônica pode provocar, nos seres humanos, oito tipos de efeito: 1. anti-neurótico; 2. anti-distônico; 3. anti-stress; 4. sonífero e tranqüilizante; 5. regulador psicossomático; 6. analgésico e/ou anestésico; 7. equilibrador do sistema cardiocirculatório; 8. equilibrador do metabolismo profundo.
Para os estudiosos, a influência da música atinge diversos órgãos e sistemas do corpo humano, como o cérebro, com suas estruturas especializadas: o hipotálamo, a hipófise, o cerebelo; o córtex cerebral, o tálamo, o plexo solar, os pulmões, todo o aparelho gastrintestinal, e sangue e o sistema circulatório (com ação vasoconstritora e vasodilatadora, agindo, portanto, na pressão sanguínea), a pele e as mucosas, os músculos e o sistema imunológico.


O medico polonês Andrzes Janicki, especializado em musicoterapia, após realizar muitas experiências nesse campo, concluiu também positivamente a respeito da influência da música no sistema nervoso central, no sistema endócrino, no sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático), nas funções de numerosos órgãos internos, na função psíquica e na memória. Tais influências se revelam diretamente no ritmo cardíaco, na pressão arterial, na secreção do suco gástrico, na tonicidade muscular, no equilíbrio térmico, no metabolismo geral, no volume do sangue, na redução do impacto dos estímulos sensoriais, no funcionamento das glândulas sudoríparas, na redução da sugestionabilidade e do medo.



Porque razão é a música tão importante?

Existe uma indesmentível e forte correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música. Estas qualidades acompanharão os seus filhos ou filhas em qualquer caminho que escolham para a sua vida. A aprendizagem da música pode ter uma influência na formação das crianças que é apenas secundada pelo amor dos pais. Se procura de uma forma de proporcionar aos seus filhos e filhas uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal, a aprendizagem de música para bebês e crianças é um excelente primeiro passo.


Os estudantes de música aprendem a ser artesãos: aprendem como detalhes são cuidadosamente colocados em conjunto para criar belas, não meramente medíocres, sonoridades. Através do estudo da música os alunos aprendem o valor do esforço sustentado para atingir a excelência e os resultados concretos do trabalho árduo.


O estudo da música também valoriza o trabalho em equipe. Para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto, harmoniosamente, com um único objetivo o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto.
A música proporciona um importante modo de expressão pessoal. Todos sentimos a necessidade de estar em contacto com os nossos parceiros e amigos. A auto-estima é um subproduto desta expressividade.


A prática da música ensina aos alunos a ultrapassar o medo e a assumir riscos. Um pouco de ansiedade é algo positivo, e que ocorre freqüentemente ao longo da vida. Aprender como lidar com a ansiedade mais cedo e com freqüência faz com que seja um problema menor mais tarde. A assunção de riscos é essencial para que uma criança desenvolva todo o seu potencial.


O estudo da música encoraja a autodisciplina e a diligência, características que se repercutirão nas atividades intelectuais sob a forma de estudo efetivo e hábitos de trabalho. Uma associação entre a música e a matemática há muito é notada. Praticar música promove a expressão pessoal e proporciona auto gratificação ao mesmo tempo que dá prazer aos outros.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG