01:59hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Caxambu - Notícias
11/06/2015 10h48

Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado com ação consciente em Caxmbu

O evento foi realizado entre 12h e 17h na Praça 16 de Setembro.

Na sexta feira (5), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada em Caxambu uma coleta de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, considerados resíduos perigosos. A campanha é uma iniciativa da Unimed Circuito das Águas e faz parte do programa mundial do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em cumprimento aos princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas.

O evento, que foi realizado entre 12h e 17h na Praça 16 de Setembro em Caxambu, e contou com o apoio do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), Prefeitura de Caxambu, Coopreci (Cooperativa de Recicladores de São Lourenço), grupo de escoteiros São Francisco de Assis e Polícia Militar do Meio Ambiente.

Segundo informações da Unimed Circuito das Águas, o descarte adequado de medicamentos vencidos já faz parte de um projeto de sua autoria desde junho de 2012, lançado no Dia do Meio Ambiente daquele ano e posteriormente adotado por outras Unimeds do Sul de Minas. Os coletores de medicamentos vencidos são instalados nas farmácias Unimed e recolhidos por empresa especializada na coleta de resíduos de saúde. A destinação final dos medicamentos é a incineração, em acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Já as embalagens dos medicamentos, que também são depositadas nos coletores, são encaminhadas para reciclagem.

O lixo eletrônico que foi coletado na campanha foi enviado ao Inatel, em Santa Rita do Sapucaí – MG, que, através do Projeto Casa Viva, faz a triagem de todo o material e envia para empresas de São Paulo responsáveis pela reciclagem dos produtos, sem nenhum risco ao meio ambiente. Ao todo, foram coletados 25,6 Kg. de medicamentos e um caminhão com lixo eletrônico.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG