11:10hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Caxambu - Notícias
13/11/2014 15h35

Festival Mundial de Circo vai contagiar a região

A arte milenar circense retorna à cidade de Caxambu com entrada franca, cores, alegria e descontração.

Pela segunda vez Caxambu se transforma na cidade oficial do circo no Brasil e recebe o maior evento nacional de arte circense entre os dias 18 e 23 de novembro.

Artistas nacionais e internacionais farão apresentações na cidade, com uma programação repleta de espetáculos, oficinas, exposições e mostras de filmes. Toda a programação é gratuita, sendo que para assistir às apresentações serão distribuídas senhas uma hora antes da sua realização, com lotação limitada, variando conforme o espetáculo.

Os espetáculos acontecerão nas lonas montadas em frente ao Ginásio Jorge Curi e no Parque das Águas – ao lado do Rinque – e também no Cine Caxambu.

“Este ano, serão armadas duas lonas onde palhaços, malabaristas, equilibristas, trapezistas, acrobatas, músicos, dançarinos e improvisadores vão contagiar a cidade com as cores, a alegria, a descontração e as brincadeiras da arte milenar do circo, programa ideal para as crianças e para toda a família”, explica a realização do evento.

Programação

A Mostra de Filmes acontecerá de 18 a 20 de novembro, no Cine de Caxambu, sempre às 14:00h, com filmes onde o Circo é tema central.
De quinta à sábado, dia 20, 21 e 22 de novembro, às 20:00h, acontecerá o “Espetáculo de Variedades”, que reúne artistas do Brasil, Espanha e Colômbia. Estarão em cena uma banda de música ao vivo, equilibristas, trapezistas, acrobatas e um mestre de cerimônias muito especial, um espetáculo criado especialmente para esta edição do festival. A lotação máxima para este espetáculo é de 800 lugares.

Às 18:00h de sexta feira, dia 21, o público poderá assistir ao espetáculo brasileiro “Olga, a Pulga”, com atuação, concepção e texto de Tereza Gontijo, a divertida palhaça Guadalupe e sua pulga amestrada Olga. Esta apresentação tem duração de 50 minutos e acontecerá na lona montada no Parque das Águas, ao lado do Rinque, com lotação máxima de 250 pessoas.

No sábado, dia 22, os “Chocobrothers” farão performances de alto risco e cenas nostálgicas que relembram os grandes sucessos musicais dos anos 70. O espetáculo será às 16:00h, na lona do Parque, com lotação máxima de 250 pessoas.

No domingo, dia 23, acontecerá o espetáculo “Caravana da Palhaça Rubra”, uma caravana moderna à moda antiga, movida pela mais alta tecnologia humana. Altamente interativo, o espetáculo mistura música, humor, improviso e artes circenses. A apresentação será às 11:00h na lona montada no Parque, com lotação máxima de 250 pessoas.

Concluindo as apresentações do Festival, um dos espetáculos de humor de maior sucesso no Brasil, “Jogando no Quintal”, trás toda a ambientação de uma partida de futebol, feito por palhaços-atletas, onde todas as cenas são criadas na hora por meio de temas sorteados ou sugeridos pela platéia. O jogo terá lugar na lona montada em frente ao Ginásio Jorge Curi, às 16:00h de domingo, com lotação máxima de 800 pessoas.

O público que quiser conhecer um pouco mais da arte circense poderá participar também das oficinas do Festival: “Oficina de Palhaço”, de 18 a 20, das 9:00h às 13:00h, com inscrições prévias no site do evento (www.festivalmundialdecirco.com.br), com Rodrigo Robleño; “Oficina Construção de Malabares” e “Oficina Circuito de Modalidades Circenses”, (dias 22 e 23, no Parque das Águas, a partir das 10:00h), ambas com a Trupe Gaia, sem inscrição prévia.

O Festival

A primeira edição em Caxambu, em 2013, foi sucesso de público, superando as expectativas dos realizadores do evento e tendo recebido uma média de avaliação de 9,4, numa escala de 10 pontos numa pesquisa realizada junto ao público.

“O resultado dessa pesquisa revela um quadro bastante favorável para o evento, seja como incentivo à cultura, seja como fomento ao turismo. Outro dado interessante é que a maioria dos pesquisados tem a pretensão de participar de uma nova edição do Festival Mundial de Circo”, ressalta a organização do evento.

Em suas quatorze edições – de 2001 a 2014 - o Festival Mundial de Circo contou com a participação dos maiores nomes do circo mundial - como o circo americano Ringling Bross e o internacionalmente conhecido Cirque du Soleil - além de artistas e grupos de diversos países, entre eles Argentina, Uruguai, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Quênia, Ghana, Rússia, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e de todas as partes do Brasil. 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br