07:35hs
Terça Feira, 19 de Março de 2024
Caxambu - Notícias
29/07/2018 09h16

Parque das Águas de Caxambu ganha reforço na segurança com ação da Polícia Militar


O Parque das Águas de Caxambu recebeu reforço na segurança oferecida pela Polícia Militar no município. A ação preventiva foi alinhada com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), gestora do espaço. O plano de patrulhamento ostensivo no interior do parque prevê rondas diárias, duas vezes ao dia, conforme demanda, incluindo o período noturno.
De acordo com o tenente Luiz Carlos da Silva, do Pelotão de Caxambu, a iniciativa tem o objetivo de evitar e combater ações delituosas, como furtos e roubos, oferecendo segurança aos usuários do Parque. Ele destaca que a aproximação com a Codemge é positiva. “Toda aproximação entre um ente público ou privado com a Polícia é sempre bem-vinda”, ressalta.
Conforme artigo 144 da Constituição Federal, as atribuições da PM são o policiamento preventivo, devendo zelar pela ordem pública através da ostensividade em todas as suas modalidades: policiamento motorizado e a pé, ambiental, de trânsito urbano e rodoviário, escolar, em praças desportivas e radiopatrulhamento aéreo, entre outros.
A missão principal da Polícia Militar é atuar na prevenção criminal e na repressão qualificada das ocorrências tipificadas como crime e contravenção penal. Havendo ocorrência de crime ou casos de pessoas em atitudes suspeitas, a PM pode ser acionada pelo telefone 190. Outras informações sobre a entidade estão disponíveis no site www.policiamilitar.mg.gov.br.

Preservação do parque

Desde o dia 1º de outubro de 2017, a Companhia assumiu o Parque das Águas de Caxambu e vem promovendo diversas ações de preservação, manutenção básica e melhoria imediata no empreendimento:
- Pintura geral dos meios fios, passeios e escadas de todo o parque;
- Reforma das quadras de tênis e vôlei e do parque de brinquedos;
- Limpeza diária de todas as fontes e dos sanitários do parque;
- Desobstrução da tubulação de água do gêiser, normalizando o fluxo diário de água;
- Revisão da parte elétrica das fontes, com reparo de tomadas, troca de lâmpadas e elevação do quadro de força da quadra de tênis, mitigando riscos de choques;
- Renovação de sinalização dos portões de acesso;
- Manutenção das calçadas;
- Limpeza geral do gramado e dos jardins;
- Vigilância e segurança contínuas.
A empresa também manteve a política de acesso ao parque para os cidadãos de Caxambu, quanto a horário de entrada, valores de ingresso e volume de água disponível, por exemplo.
O Parque das Águas recebeu também ações de cunho educativo e turístico, realizadas com o apoio do Governo do Estado, por meio da Codemge. Em comemoração pelo Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o parque contou com a visita de centenas de crianças e adolescentes, que puderam conhecer melhor o espaço, nos dias 22 e 23/3/18.
Entre 26 e 29/3, o Senar Minas realizou em Caxambu o curso “A Arte de Conduzir Trilhas e Roteiros”, pelo qual os 11 participantes visitaram e avaliaram pontos turísticos como o Parque das Águas e o Morro do Cristo.
Outras informações: www.codemge.com.br/atuacao/comunidades/caxambu/.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG