06:18hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Caxambu - Notícias
11/04/2017 17h42

Programação Semana Santa Igreja Matriz de Caxambu

 

A Semana Santa é um dos períodos mais importantes para os católicos. A tradição religiosa do catolicismo celebra a Paixão, Morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. Este é um período de profunda consciência e meditação por aquele que deu a vida pela salvação da humanidade.  

A Igreja Matriz de Caxambu (Paróquia Nossa Senhora dos Remédios) preparou uma programação completa para o período. A intenção do Pároco Padre Aloísio Gustavo Dias é fazer com que os caxambuenses tenham uma profunda experiência da páscoa no coração. “A mensagem central é que o Senhor está sempre ao nosso lado, não nos abandonando nunca, sobretudo nos momentos mais delicados e difíceis de nossa vida. Nossa consciência enquanto católicos devotos durante a Semana Santa é fazer viver no coração toda luz e alegria que brotam da noite e ressurreição de Jesus”, ressalta.

Dentro deste contexto, a Igreja Matriz convida os fieis para uma verdadeira experiência neste período. Para isso, foi preparada uma programação em toda a comunidade, que teve início no domingo (9) e continuará até a Paixão de Cristo, na sexta-feira (14). O marco inicial foi a procissão de ramos, com missa no final, que teve início às 8h da manhã deste domingo, na Quadra da Comunidade N. Srª. da Paz, no Alto Santa Rita. Na terça-feira (11) a principal atividade foi a missa dos homens e das mulheres, na Igreja Santa Isabel e no Oratório Virgo Potens.

Já a quarta-feira (12) da Semana Santa terá missa logo no início da manhã, às 6h30, na Igreja Matriz. Logo após, entre 9h e 11h, haverá confissões nas Igrejas Matriz; N. Sra. Aparecida e Dom Bosco. Mais tarde, às 15h, haverá celebração com as reeducandas no Presídio e, no mesmo horário, missa na Igreja Matriz seguida de procissão.

A quinta-feira (13) é marcada pela missa de lava pés, que acontecerá em três horários em diferentes igrejas da cidade. O primeiro será as 17h, no Monteiro; às 19h, nas Igrejas Santa Rita, Sagrado Coração de Jesus e N. Sra. Aparecida. Nesses três horários e lugares haverá também vigília até a meia-noite. Logo após, às 20h, missa de lava pés com vigília na Igreja Matriz.

A Sexta-feira Santa (14) dia de jejum, silêncio, abstinência da carne e da Coleta para lugares santos, é a data que marca a morte de Jesus Cristo, conhecida também como Paixão de Cristo, terá diversas atividades, sendo a principal delas, às 9h da manhã quando acontecerá a encenação da Paixão de Cristo, ao vivo, no Parque das Águas. Mais tarde, às 20h, na Praça Alfredo Pinto, haverá sermão do descimento da Cruz, seguido de Procissão até a Igreja Matriz.

O Sábado Santo (15) será marcado pela Bênção do Fogo Novo, Rito da Luz e Solene Vigília Pascoal. A celebração acontecerá em diferentes horários e Igrejas, sendo na Matriz, às 21h. Por fim, o Domingo de Páscoa, marcado pela Ressureição de Jesus, começa logo cedo, às 05h da manhã, com Procissão da Ressureição saindo da Praça Alfredo Pinto até a Igreja Matriz. O mesmo se repetirá às 17h30.

Atrações turísticas em Caxambu durante Semana Santa

Os moradores e turistas que estiverem em Caxambu durante a Semana Santa também poderão aproveitar atividades e atrações musicais ao longo do período. Os eventos foram planejados pela Secretaria Municipal de Turismo e acontecerão entre os dias 13 e 16.

O Parque das Águas será palco para alguns dos principais da Semana Santa. Na sexta-feira (14), às 9h, haverá encenação da Paixão de Cristo. Depois, entre sexta-feira e domingo (16), o roteiro do parque será feito por um Guia Turístico, entre às 9h30 e 11h30.

Já para quem gosta de um pouco mais de agitação, o Calçadão é o local ideal. Na quinta-feira (13), a noite será animada pelo Quarteto do Samba, às 20h. No sábado (15), às 17h, a tarde começa ser agitada pelo Trio Coyotes e, logo após, às 20h, a Banda Novos Horizontes toma o comando. Por fim, no domingo de páscoa, Brazilian Super Som embalam a noite, a partir das 19h30.

A Praça 16 de Setembro também está dentro dos pontos turísticos da Semana Santa. No sábado haverá o Circuito Cultural, com Feira Orgânica e entre os dias 13 e 15 o Caxambu Rock & Blues, com shows musicais em diferentes horários.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG