19:31hs
Sábado, 13 de Agosto de 2022
Caxambu - Turismo
00/00/0000 00h00

Turismo em Caxambu


O município de Caxambu situa-se nas montanhas do Sul das Gerais, na região da Serra da Mantiqueira.

A cidade concentra o maior complexo hidromineral do mundo, com doze fontes de água mineral com propriedades diferentes, a maioria delas concentradas no Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.         

No século XIX, a família imperial visitava muitas vezes a cidade em busca das propriedades medicinais das suas águas.

Os ilustres visitantes batizaram algumas das doze fontes que se encontram dentro do Parque das Águas, entre elas está a D. Pedro, que exibe uma coroa dourada.

Outros passeios imperdíveis são um city-tour de charrete pela cidade, o passeio de teleférico ao Morro de Caxambu, ou simplesmente andar pela praça XVI de Setembro ou no Centro de Artesanato para conhecer suas igrejas históricas e comidas típicas, como o doce de leite, ambrosia, geléias, compotas de frutas e queijos..Fora da cidade, Caxambu também tem atrações. O visitante pode caminhar no Horto Florestal, visitar os criatórios e exposições de cavalos mangalarga marchador ou cavalgar pelas fazendas da região.

Caxambu se encontra a 1.257 metros de altitude e tem um clima tropical de altitude com temperatura média anual de 19ºC.

É uma cidade pequena com cerca de 22 mil habitantes e sua economia gira sobretudo em torno do turismo, e também é forte na indústria e na agropecuária.

A padroeira da cidade é a Nossa Senhora dos Remédios.

 

Pontos turísticos

 

Parque das Águas - é considerado um dos mais bonitos entre as estâncias do país. Com doze fontes, faz homenagens à D. Pedro e família, que lá passavam temporadas regadas às águas com poderes medicinais. Com cerca de 210.000 m2, o Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães, situa-se bem ao centro de Caxambu. Conta com 12 fontes de água mineral, gêiser, piscina de água mineral, balneário hidroterápico, lago com pedalinhos, teleférico.

O teleférico atravessa o parque por cima do lago. No topo do Morro Caxambu tem restaurante, lojas de souvenir e um Cristo. Dos mirantes, avista-se toda cidade.   

Balneário Hidroterâpico -  localizado dentro do Parque das Águas, conta com banhos de imersão em água mineral, piscina de hidroterapia, saunas a vapor e secas, duchas e tratamentos estéticos. O Balneário oferece, com seus banhos, horas e horas de relaxamento e renovação de energias. Seus azulejos e pisos portugueses são todos decorados, formando desenhos, belos mosaicos.

Passeio de Charretes - programa imperdível para quem vem a Caxambu. Faça um tour pela cidade ou visite locais como a Chácara das Rosas (Centro de Hidroterapia e Terapias Holísticas) ou o Portal das Águas (chácara aberta à visitação com trilha na mata, nascentes, lagos). Há opções para visitas a fazendas com criação de cavalo Mangalarga Marchador, cavalgadas, passeios em pôneis, café colonial e almoço típico.

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios - atual Igreja Matriz, de estilo gótico, teve sua pedra fundamental lançada em 1892, no mesmo local da velha capelinha de N.Sra. dos Remédios, do século XVIII. A igreja é palco das grandes celebrações religiosas da cidade.

Igreja Santa Izabel da Hungria - tombada pelo patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais, teve sua construção iniciada em 1868, em estilo gótico e foi inaugurada em 19 de novembro de 1897. Foi construída a mando da Princesa Isabel por gratidão à cura de sua suposta esterilidade, por conta de sua profunda anemia, com água férrea da fonte que hoje tem o seu nome. A igreja encontra-se aberta de 8h às 11h. O acesso se dá pela rua Américo Macedo, subindo a escadaria ou pela rua Monsenhor João de Deus.

Museu – a edificação do prédio funcionou durante mais de 100 anos como caixa d’água, abastecendo toda a cidade. Em 1963, o antigo prédio passou a abrigar o museu que foi reinaugurado em 2011. Suas fachadas são bem trabalhadas e possui um grande salão com piso em cerâmica, num total de 99,80 m2. A entrada ao museu é gratuita.

Coreto – localizado na praça XVI de Setembro, é uma das obras representativas da decoração em ferro realizadas no fim do século XIX e princípio do século XX. Estima-se que a data de sua seja 1913, número inscrito no piso de pastilhas do Coreto, que era uma das obras do Jardim Público.

Centro de Convenções - com localização privilegiada, eqüidistante dos três maiores centros urbanos do país, Caxambu possui uma estrutura completa para a realização de eventos, com uma equipe treinada e experiente, os mais modernos equipamentos e diversas salas de diferentes portes e com inúmeras possibilidades de adequações.

Horto Municipal - Está instalado em uma área cedida ao município pelo IEF e pela Hidrominas em 1984, também conhecida como Represa do Jacaré. É um local agradável para caminhadas e passeios a cavalo ou de bicicleta em meio à exuberante vegetação.

Represa Jacaré - A Represa Jacaré encontra-se no Horto Municipal e é uma captação de água com 103 hectares de área, com fauna e a flora diversificadas. Em seu interior, estão três nascentes de água. É permitida a prática de caça e pesca no local mediante autorização prévia. O acesso é feito por três trilhas, que podem ser percorridas a pé ou a cavalo. 

Mirante do Morro Caxambu - Do morro do Caxambu, que possui, aproximadamente, 1.090 metros de altura, tem-se magnífica vista da cidade e arredores, como a cidade de Baependi. Cheio de depressões, com características de um vulcão extinto, o que parece se confirmar, em razão da natureza calcária do solo. No seu topo estão um Cruzeiro, de 1929, e uma estátua de um Cristo Redentor, monumento inaugurado em 1961.

Para se chegar ao mirante, existem três opções: de carro, a pé ou de teleférico, o primeiro a ser implantado no Circuito das Águas. No mirante funcionam uma lanchonete e lojas de artesanato e souvenirs.

Represa das Laranjeiras - localizada a 11 km da cidade, fica em área cercada por vegetação típica de Mata Atlântica e possui aproximadamente 3 m de profundidade. O local é um "Criadouro de Trutas": são duas represas com uma área total de 2.500 m², destinada à pesca, onde os visitantes pagam pelo quilo de peixe que pescou.

Represa Volta Grande – localizada  no limite entre os municípios de Caxambu e Baependi e é uma sede da Sociedade de Caça e Pesca. Localizada em um vale muito bonito, a represa tem este nome devido à volta que o rio faz ao longo de seu percurso. A prática de caça e pesca é permitida, porém é necessário obter autorização prévia.

Montanhas e Cachoeiras - Caxambu e as cidades vizinhas oferecem uma grande variedade de atrativos naturais de enorme beleza e raridade. São inúmeras cachoeiras para todos os gostos e idades, montanhas e picos, reservas e parques municipais e estaduais que possibilitam a prática de esportes radicais e contemplação da natureza. A região oferece ainda diversas opções de turismo rural e esotérico.

 

 Festas Religiosas

 

Folia de Reis – em janeiro

Semana Santa – em março ou abril

Corpus Christi – em junho

Festa da padroeira N. Sra. dos Remédios – dia 15 de agosto

Natal de Luzes – em dezembro



Balneário Hidroterápico

Fonte mineral D. Pedro

Teleférico atravessa o parque 

Morro Caxambu

Igreja Matriz Nossa Sra. dos Remédios

Horto Municipal

Artesanato típico de Caxambu

Passeios a charrete





atualizado em outubro de 2014

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG