04:25hs
Sexta Feira, 10 de Julho de 2020

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1447
Correio do Papagaio - Edição 1454
Ciência e Tecnologia
19/10/2012 17h18

Ciência e Tecnologia Curiosity faz descoberta espetacular em Marte

Curiosity faz descoberta espetacular em Marte

Partículas brilhantes intrigam cientistas da NASA

O Curiosity fez mais um achado espetacular em Marte. O jipe-robô encontrou pequenas partículas brilhantes no solo marciano. Inicialmente, os técnicos acreditaram que poderiam ser fragmentos do próprio equipamento ou da nave que transportou o rover até o Planeta Vermelho, mas a continuação das escavações feitas com o braço mecânico do engenho revelaram que outras áreas continham o material coletado.

O diretor do Projeto Curiosity do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, Richard Cook, afirmou, na quinta-feira, 18, que não acreditam que as partículas brilhantes sejam obra humana. “Devemos investigar mais. Não podemos descartar que seja algo feito pelo homem, mas não acho que seja.”

Cook adiantou que na próxima semana o Curiosity usará a câmera da alta resolução ChemCam para fazer novas imagens das partículas brilhantes. Os dados serão enviados à Terra para que sejam analisados pelos técnicos que trabalham na missão do jipe-robô.

Em mais de dois meses de trabalho em Marte, onde pousou no dia 6 de agosto, o Curiosity tem feito descobertas que estão aguçando a curiosidade da comunidade científica mundial e do grande público. O jipe-robô cumprirá uma missão de dois anos no Planeta Vermelho e utilizará um total de 10 equipamentos.

Durante a série de pesquisas que o Curiosity está realizando, o instrumento Dinâmico de Nêutrons Albedo tem se destacado. O equipamento é a contribuição da Rússia para o projeto e é capaz de encontrar indícios de existência de água no solo marciano. As informações coletadas pelo engenho russo pode determinar a existência de vida passada ou futura em Marte.






Fonte: Diário da Rússia

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG