05:39hs
Quinta Feira, 19 de Setembro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1379
Correio do Papagaio - Edição 1382
Ciência e Tecnologia
01/11/2012 17h14

Facebook Facebook tenta silenciar blogueiro que descobriu um escândalo de venda de dados

Facebook tenta silenciar blogueiro que descobriu um escândalo de venda de dados

 

A rede social mais popular do mundo não conseguiu impedir que o blogueiro e ciber ativista búlgaro Bogomil Shopov publicasse suas conversas com o Facebook onde tratam de uma oferta de venda em massa de dados: por cinco dólares comprou mais de um milhão de dados pessoais de usuários. A companhia exigiu sigilo e que não divulgasse os dados porque poderia entorpecer uma investigação interna, e pediu a Bogomil que destruísse os dados após enviados.

Bogomil, ativista defensor dos direitos digitais, manifestou que apesar de que vai colaborar com a companhia em sua investigação interna -de fato, assegura que destruiu os dados comprados-, jogou "merda no ventilador" e diz que não vai apagar seus posts nos quais explica a existência desse mercado, nem pensa deixar de falar de dita investigação.

Em declarações a ReadWrite, o blogueiro búlgaro assegurou que o Facebook o contatou após ver um post em seu blog onde contava que havia comprado a lista de dados e que incluía contas de e-mail de usuários ativos do Facebook, sobretudo dos EUA, Canadá e Europa. É possível ainda ver a oferta graças ao cache do Google.

O imbróglio fez com que a companhia abrisse uma investigação interna. Em uma declaração por escrito, o porta-voz do Facebook, Chris Kraeuter, afirma que a companhia tomará medidas radicais contra este tipo de coisas.

Shopov afirma que verificou algumas das contas de e-mail para comprovar se pertenciam a usuários ativos. Facebook pediu de forma bastante "imperativa" (mandou) que não notificasse a estas pessoas o que estava acontecendo, apesar de que, segundo afirma, "este foi seu primeiro impulso".

Isto só reforça o que a gente vem dizendo há algum tempo: a rede social, para além de ser um meio que “facilita” a interação entre as pessoas, é um dos maiores atentados à informação privada de todos seus usuários.

 

 

 

 

Fonte: Metamorfose Digital

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG