09:30hs
Segunda Feira, 16 de Setembro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1379
Correio do Papagaio - Edição 1380
Cristina - Notícias
27/06/2016 17h07

Cristina, cidade Imperatriz, é cheia de charme e cultura

Cristina atrai turistas devidos a cultura e a natureza exuberante

 

Cachoeira da Gruta é uma das belezas naturais próxima ao centro da cidade/Fotos: Jorge Marques

O município de Cristina está localizado em uma região serrana muito bonita e transborda de história e cultura. O topônimo é uma homenagem à imperatriz Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II e mãe da princesa Isabel. No dia 1º de Dezembro de 1868, a princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu, visitaram Cristina e agradeceram ao Conselheiro Joaquim Delfino a homenagem feita à Imperatriz.

Fundada há 213 anos e emancipada politicamente há 160 anos, a cidade mantém viva a sua história através da cultura e preservação de casarões. No Museu do Trem podem-se observar fotos antigas do município e objetos da antiga Estrada de Ferro, essencial para o seu desenvolvimento econômico. O passeio pelas ruas centrais de Cristina é uma viagem no tempo muito prazerosa, apesar da topografia irregular, com ruas íngremes. Na rua da Estação, em direção à praça Santo Antônio, antigos casarões abrigam a cultura e a história da cidade que foi habitada por ilustre personagens. Na praça central, extremamente conservada, está o Chafariz da Praça, datado de 1869.

 

Com pouco mais de 10 mil habitantes, Cristina é reconhecida pela sua hospitalidade, eventos culturais de qualidade e rica culinária, que proporciona o melhor do interior de Minas para os seus visitantes.

Além da história, o município é privilegiado pela natureza, oferecendo aos seus visitantes exuberantes atrativos naturais, com belas montanhas, cachoeiras de água cristalina e diversas opções para ecoturismo.

O Parque Ecológico Municipal abriga uma rica fauna e flora, ideal para um leve passeio com ar puro, bem próximo à zona urbana da cidade. Remanescente da Mata Atlântica, o Parque tem uma grande diversidade natural e é também o cenário de muitas lendas e histórias que povoam o imaginário dos habitantes.

Os principais atrativos naturais da cidade são a Gruta do Rio do Bode e o Pico do Alemão. A Cachoeira da Gruta está localizada no centro da cidade e é um local muito querido e cuidado por todos os cristinenses. O Pico do Alemão oferece uma vista geral da cidade, no seu ponto mais alta, com 1.458m de altitude. Para o passeio pelos diversos atrativos naturais é aconselhável a companhia de um monitor de turismo que conheça o local.

Na área rural, os visitantes podem ainda conhecer lindas Fazendas do século XIX, com características próprias das edificações rurais daquele período. A visita às fazendas limitam-se ao exterior, tendo em vista que são propriedades particulares. Algumas também recebem hóspedes.
Cristina promove ainda ao logo do ano eventos culturais que atraem visitantes e fomentam a arte e a cultura para os seus moradores. Destaque para o Café com Música, a Feira Literária de Cristina, Encontro de Bandas, Festival de Natal e Campanha Cidade Iluminada, entre outros.

*Com informações da Prefeitura Municipal

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG