14:05hs
Domigo, 22 de Setembro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1379
Correio do Papagaio - Edição 1382
Cristina - Notícias
28/06/2018 09h01

Cristina realiza mais um Festival “Café com Música”

Evento tradicional agitou a cidade e já deixa saudade


Em sua 10ª edição, o Festival Café com Música, que aconteceu em Cristina-MG, entre os dias 30 de maio e 03 de junho, reuniu centenas de pessoas para manter sua tradição em difundir duas importantes culturas da cidade, o cultivo de cafés especiais e a música.
E quem participou pode degustar dos melhores cafés do mundo ao som de jazz, baião e MPB. A programação, totalmente gratuita, contou com mais de 27 shows artísticos, com nomes importantes na Música Popular Brasileira, como Dori Caymmi, Derico (Jô Soares), Consuelo de Paula, Daniela Lasalvia, Elder Costa e professores das oficinas musicais Roberto Sion (sax/flauta) e Zé Eduardo Nazário (bateria), além das atrações que estão presentes em todas as edições do festival de músicos cristinenses e de cidades vizinhas.
O festival também trouxe apresentação de dança, artesanato, workshops, concursos de pratos à base de cafés, oficinas musicais, capoeira, palestras entre outros.
Segundo o produtor cultural e secretário municipal de turismo e cultura da cidade, Sr. Rafael Rezek, o Festival Café com Música, que há mais de cinco anos é considerado um dos principais festivais turísticos, culturais e gastronômicos de Minas Gerais, foi um sucesso mais uma vez. “A cidade de Cristina continua se destacando e enriquecendo culturalmente, principalmente nos últimos anos em que o Festival teve suas melhores edições. Mesmo o evento acontecendo no meio de uma greve de combustíveis, que trouxe diversos danos econômicos para o país, nem adiar o evento foi cogitado pela nossa administração. A estrutura já estava montada, programação contratada e divulgação realizada, optamos por manter os compromissos com todos os comerciantes e artistas envolvidos no festival”, ressalta.
Na abertura do Festival, 20 produtores de cafés especiais de Cristina, principalmente os vencedores do “Cup off Excelence” (melhores cafés do mundo), foram homenageados e tiveram seu importante trabalho reconhecido pela Prefeitura Municipal e toda população.
Na programação também teve um Workshop de prova de cafés com o Q Grader Cleverson Daniel, onde os participantes puderam aprender sobre a importante função do processo produtivo dos melhores cafés do mundo.
O WorkChopp de cerveja artesanal de café, com o Pós-doc em bebidas artesanais Francisco E. de Carvalho, e Workshop de barista (básico) com o Barista Michel Gonçalves Pereira.
Um dos momentos mais emocionantes do festival foi na quinta-feira (feriado de Corpus Christi) com a tradicional “Serenoite”. Uma emocionante seresta pelas ruas de de paralelepípedo da Cidade Imperatriz ao som de violões, sanfona e várias vozes cantando clássicos da Música Popular Brasileira e cantigas ao luar, fazendo um convite para celebrar a vida através da música, além de proporcionar reencontros de amigos e o espírito seresteiro.
Na sexta teve a “Canja dos Professores”, apresentação dos professores das oficinas musicais. Além da “Orquestra Café com Música”, formada por alunos e professores das oficinas musicais do festival e que tem sua apresentação sempre no sábado, emocionando o público com peças lindíssimas.
Rafael ainda destacou que esse grande evento só foi possível porque contou com a parceria de muitos colaboradores. “Esse ano conseguimos viabilizar uma grande comemoração de 10 anos do Festival graças à aprovação do projeto junto à Lei Rouanet, um incentivo do Ministério da Cultura, também graças a parceria da Secretaria de Turismo e Cultura com a Ré Mi Fó Produções Artísticas, que nos possibilitou produzir uma programação em que subiam nos três palcos do festival, artistas de renome internacional e também locais, sem perder a qualidade”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG