02:33hs
Quarta Feira, 18 de Setembro de 2019
Cruzília - Histórico
29/11/2012 11h50

Histórico

Histórico

Cruzília, antigo distrito criado em 1873 e subordinado ao município de Baependi, elevou-se à município em 27 de dezembro de 1948.

Economia:


Cavalos
Cruzília é conhecida como o Berço do Cavalo Mangalarga Marchador. Na Fazenda Campo Alegre, por volta de 1812, Gabriel Francisco Junqueira, o "Barão de Alfenas", ganhou de D. João VI um garanhão da raça Alter Real e iniciou sua criação de cavalos, cruzando este garanhão com as éguas comuns de sua fazenda. Dezenas de haras estão espalhados pelo município, alguns em fazendas centenárias, carregadas de histórias e cultura. No final do mês de Agosto acontece anualmente, no Complexo Humano da Ventania, a Copa de Marcha do Sul de Minas.

Móveis
A indústria moveleira de Cruzília é uma das geradora de empregos no município.

Queijos
A fabricação de queijos finos levou Cruzília à liderança do Ranking Nacional dos Melhores Queijos do Brasil em 2009 e novamente em 2010. No município são produzidos diversos tipos de queijo, que se dividem em sete grupos: queijos de massa filada, queijos de massa cozida, queijos de massa semi-cozida, queijos de massa crua, queijos de mofo branco, queijos de mofo azul e queijos condimentados.
A pecuária está presente em Cruzília desde sua fundação, sendo a produção leiteira uma das práticas mais tradicionais no município. O comércio de insumos agrícolas também se destaca, bem como o cultivo de milho, feijão e batata, dentre outros.
Já a silvicultura é a atividade que mais se intensificou a partir da década de 2000, principalmente quanto ao plantio de eucalipto, em muitos casos fomentado por uma grande empresa de papel e celulose instalada na região.
O comércio e a prestação de serviços, de modo geral, representam a maior fonte empregadora. Destaca-se entre eles o beneficiamento de quartzito - "pedra São Thomé", como uma importante atividade no município.
Por fim, merece menção o Hospital Dr. Cândido Junqueira.


Educação
No centenário Collégio Parochial São Sebastião, atual E.E. São Sebastião, boa parte da população cursou o ensino Fundamental e Médio.
Há ainda no município a E.E. D. Leonina Nunes Maciel, E.E. Mons. João Câncio e E.M.D. Benvinda Imaculada Conceição, entre outras.

Esporte
Dois clubes mantém uma rivalidade histórica no futebol. O 7 de Setembro F.C., o Verdão, fundado em 1915 e ganhador de cinco ligas regionais, e o Ypiranga A.C., ou simplesmente YAC, fundado em 1955.
Atualmente, ambos estão filiados à Liga Andrelandense de Futebol. Cada clube possui estádio próprio.

Lazer
O Clube Campestre Ypê, popularmente chamado de "Clube de Campo", está localizado na zona rural, a 5 km da cidade. O clube é conhecido pelo Baile do Hawaíí, que promove sempre nas noites de sexta-feira do carnaval. Existe ainda o Clube Recreativo Encruzilhadense.

Música

O Festival de Cruzília, salvo em condições atípicas, acontece na segunda quinzena do mês de julho.

Cinema

Corria o ano de 1942 quando era inaugurado o primeiro cinema de Cruzília - então Encruzilhada. O Cine Vitória foi fundado aos 20 de dezembro daquele ano em uma edificação localizada em frente ao atual hospital pela empresa "Maciel, Arantes & Pinto", composta por Paulo Maciel Arantes, José Geraldo de Arantes e Lázaro Pinto. O equipamento cinematográfico foi adquirido de Gustavo Zieglitz, especialista de São Paulo. O primeiro filme exibido foi Voando às Cegas, com Richard Harley.
Dez anos mais tarde, em 1952, às 13 horas do dia 29 de junho, foi inaugurado o novo prédio do Cine Vitória na praça principal da cidade, onde se encontra até hoje. Os idealizadores e construtores da obra foram Paulo Maciel Arantes e José Sebastião Nunes Maciel (Juca). Quem anunciava as sessões pelo alto-falante era Alceu Maciel Pereira. Posteriormente o prédio foi adquirido pela prefeitura da cidade, à qual pertence até hoje. Infelizmente encontra-se desativado atualmente.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG