09:59hs
Quinta Feira, 21 de Novembro de 2019
Cruzília - Notícias
21/09/2018 11h46

APAE de Cruzília promove diversas atividades na cidade

Eventos estão sendo feitos para angariar fundos para a construção da nova sede

Para ajudar nas despesas da construção da nova sede da APAE de Cruzília, vários eventos estão sendo feitos. Um deles foi um show muito especial, no dia 18 de agosto, com Robson Carlos, Cover do Rei Roberto Carlos. Estiveram presentes alguns alunos da APAE, colaboradores, além da população de Cruzília e região, que puderam relembrar os principais sucessos do cantor. Uma noite que ficará na memória de todos os presentes e envolvidos no evento. Houve também a 1ª festa agostinha, um evento solidário, em benefício de várias entidades da cidade, inclusive a APAE .

Fundada em 1982, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Cruzília (Escola de Educação Especial “O Girassol”) é uma entidade de assistência social de atendimento de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência. Foi criada pela necessidade de muitos e pela sensibilidade de outros, na luta contra preconceitos e desigualdades, e para defender oportunidades para muitos que nunca imaginaram poder tê-las. Há mais de 30 anos vem prestando serviços, gratuitamente, as Pessoas com Deficiência.

Segundo a presidente Karime Maciel Conde Ferreira o objetivo da Associação é promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, promovendo e articulando ações em defesa de seus direitos, prevenções, orientações, prestações de serviços, apoio à família, proteção social, dirigidos às famílias e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade ou risco social e também os direcionando para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Atualmente a escola presta atendimento a 110 alunos (atendimento clínico, educacional e assistencial) que desfrutam gratuitamente de transporte, alimentação, material escolar e dos serviços de uma equipe multidisciplinar.

A APAE de Cruzília funciona em um prédio cedido em comodato pela Prefeitura Municipal, e apesar de não ser totalmente adaptado as necessidades e acessibilidade dos alunos, a Associação tenta torná-lo um lugar aconchegante, organizado e o mais próximo possível das necessidades, fazendo sua manutenção, algumas adequações e reformas.

Mas, a presidente explica que a expectativa é que em breve a situação mude e a APAE tenha uma nova sede na cidade. “A APAE já possui um terreno, onde está sendo construído a futura sede, que será toda adaptada as necessidades dos alunos, além de ter área de lazer, horta, pomar e outros”, conta.

Karime explica que essa construção já dura 12 anos e que está sendo feita lentamente devido a falta de recursos. Por isso os eventos, doações e qualquer ajuda são muito bem vindas e necessárias. Hoje a Associação conta com a ajuda da CEMIG, Furnas Centrais Elétricas, celebração de pequenos convênios e da Prefeitura Municipal. “Já conseguimos levantar, cobrir, rebocar, colocar portas e janelas e terminar os banheiros dos 2º anexos (serão 3) e levantar o 3º anexo, além de murar todo terreno. Vamos entrar na parte de colocar os pisos. Falta a parte externa, elétrica, pinturas e outros detalhas, mas estamos indo, devagar, mas caminhando”.

Um dos maiores objetivos da APAE de Cruzília é tentar angariar mais fundos, doações e celebrar convênios para que possam, o mais rápido possível, inaugurar a nova sede para melhorar, cada vez mais, os atendimentos.

Até a nova sede, a Escola de Educação Especial “O Girassol” – APAE de Cruzília está situada na Rua Coronel Serafim Pereira, n°. 245, no centro do município. Para aqueles que querem ajudar de alguma forma a Associação podem ir até o local ou entrar em contato pelo telefone (35) 3346-1818.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG