11:46hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Cruzília - Notícias
06/07/2017 16h51

Cruzília recebe evento classificatório para Nacional do Mangalarga Marchador

Etapa classificou três melhores animais para a nacional, que acontecerá em Belo Horizonte (MG)

Cerca de 200 cavalos Mangalarga Marchador participaram do evento em Cruzília

A criação de cavalos Mangalarga Marchador tem forte rastro histórico e cultural no município. A prática, que foi passada de geração a geração, transformou a cidade no berço dessa raça. Por ser o polo desse tipo de cavalo, a cidade recebeu o último evento classificatório para a Nacional do Mangalarga Marchador.

A etapa, que antecedeu a final, aconteceu entre os dias 22 e 25 de junho no Complexo Humano da Ventania, no município cruziliense, na 10ª Exposição Berço da Raça do Cavalo Mangalarga Marchador. Quase 200 animais do tipo vieram de diversos estados do país. O evento contou com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

A classificatória pontuou os três melhores animais de cada categoria. Os cavalos escolhidos passam para a próxima e última etapa que vai ocorrer na Exposição Nacional, em Belo Horizonte (MG). A nacional acontece nos próximos dias 18 e 19 de julho.

Embora a raça seja apreciada pelos criadores, não é qualquer animal que é escolhido para as competições. Segundo Tarcísio Junqueira Pereira, diretor administrativo da ABCCMM, o cavalo precisa ter boa criação, ser bem cuidado e treinado. “O cavalo precisa ser campeão em competições menores. O animal precisa passar pelas Copas Marchas escolhida pela associação. É por categoria, entre os mais novos e mais velhos, ou cavalos castrados. São 10 categorias para o grande campeonato”, explica.

Neste dia estarão presentes apenas os melhores da raça no país em um único local, o Parque Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira. O complexo foi totalmente revitalizado nos últimos meses. Os expositores, porem, tiveram até o dia 25 de junho último para realizar as inscrições de seus animais para o evento.

De acordo com a ABCCMM, serão 1.800 animais na exposição e a expectativa de movimentar cerca de R$ 20 milhões em negócios nos leilões e nas vendas diretas entre criadores. Mais de 200 mil visitantes são esperados nos 12 dias do maior evento de equinos de uma mesma raça da América Latina. O tema da Nacional deste ano destaca as habilidades da raça: “O Cavalo do Trabalho e do Lazer”.

Mesmo em tempos de crise pelo qual o país atravessa, Tarcísio Junqueira diz que  os negócios no setor ainda continuam em alta. “Posso dizer que há cinco anos víamos valores que o pessoal achava um absurdo, mas agora os valores normalizaram e a comercialização acontece. Em caxambu, por exemplo, tinha cerca de 50 animais. Quase 90% foi vendido”, acrescenta.

Museu do Mangalarga em Cruzília

O Museu Nacional do Cavalo do tipo foi inaugurado em novembro de 2012. O espaço abriga um rico acervo de documentos, fotos e objetos que contam a trajetória desta raça genuinamente brasileira. A sede está instalada no antigo casarão da Fazenda Bela Cruz, uma das primeiras propriedades de criadores do Mangalarga Marchador, localizada no Centro da cidade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG