13:26hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Cruzília - Notícias
13/02/2014 18h00

Dez dias de celebrações comemoram a Festa de São Sebastião

Festividades tiveram início no dia 11 de janeiro e foram até o dia 20.

A Paróquia de Cruzília, “Terra da Santa Cruz”, celebrou 10 dias de muitas solenidades em homenagem a São Sebastião. As festividades tiveram início no dia 11 de janeiro e foram até o dia 20, com o tema “São Sebastião, liberto por Cristo, livre para os irmãos”.  A população de Cruzília compareceu em massa às missas, novenas, procissões, quermesses e no tradicional leilão de gado para prestigiar São Sebastião, o santo padroeiro da cidade.

A Paróquia, por seu pároco Dehon Vicente, contou com a colaboração nas celebrações das novenas dos Padres Valdnei Rosa Teodoro - Canção Nova; Wanderlei Procópio - Soledade de Minas; André Rodrigues Vilas Boas - São Lourenço; Carlos Henrique Machado Paiva - São Bento Abade; Edson Pereira de Oliveira, Pe. Enderson e Frei Flávio Henrique. As novenas foram organizadas pela Comunidade Nossa Senhora das Dores, Comunidade São João Batista, Congregação Mariana,  Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo, equipe da Catequese, MESCs (Ministros Extraordinários da Comunhão), Pastoral Familiar, Comunidade São Cosme e Damião, Comunidade Imaculada Conceição, Pastoral da Juventude e o ECC (Encontro de Casais com Cristo).

A grande festa aconteceu no dia 20, que começou com entusiasmo. Houve a alvorada festiva às 5h:30m, mostrando que este era um dia diferente dos demais. Para facilitar a participação de todos, principalmente dos envolvidos com as festividades, houve missa às 7h na Igreja Matriz. O momento esperado da descida da imagem aconteceu na missa das 9h, presidida por Pe. Dehon e concelebrada pelos padres  Enderson, Thiago, Noel e Edinho. A comunidade se alegrou com a participação dos sacerdotes amigos e celebrou com encanto e carinho, pois tudo estava preparado com esmero. Pe. Dehon foi muito feliz em suas palavras, relacionando a liturgia do dia com a vida de São Sebastião, nosso modelo de fidelidade, coragem e perseverança na fé. Para encantar mais ainda os fiéis, a Corporação Musical João Carlos Filho tocou antes de iniciar a celebração e durante a descida da imagem. O povo se emocionou ao ver a querida imagem do padroeiro no meio de todos.

Terminada a missa houve a carreata pelas ruas da cidade. O povo enfeitou de vermelho as casas e as ruas por onde a carreata passou. A carreata terminou no recinto de Leilões, onde foi dada uma benção especial, pois logo em seguida teve início o tradicionalíssimo Leilão de Gado.

À noite houve a procissão e a missa solene, com a subida da imagem de volta ao altar mor. O povo ainda pôde aproveitar um pouco mais a quermesse e o leilão de prendas no Salão Paroquial, logo depois da missa.

A festa do padroeiro movimentou toda a cidade. O povo tem uma satisfação enorme de celebrar o glorioso mártir. Foram dias de muita participação, devoção e agradecimento. Muitas pessoas se envolveram para fazer esta festa tão bonita.

Que São Sebastião interceda junto a nosso Senhor em favor de todos, para que continuemos firmes e corajosos na vivência da fé. Agradecemos especialmente ao Pe. Dehon que, à frente de nossa comunidade, pôde fazer um grande trabalho, que engrandeceu a Paróquia e propiciou grandes momentos. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG