21:43hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Cruzília - Notícias
11/09/2014 10h00

Personagens que fazem parte da nossa história - Mons. João Câncio dos Reis Meirelles

Filho da tradicional família Meirelles, Monsenhor João Câncio nasceu na fazenda do Angaí, em Cruzília.

Foi ordenado Sacerdote de Cristo no antigo Seminário de Mariana; foi o nosso primeiro vigário e um dos fundadores de Cruzília, onde construiu a primeira Igreja Matriz e a casa paroquial, ambas hoje demolidas. No mesmo local foram erguidas duas novas construções com a mesma finalidade: a Igreja Matriz e a Casa Paroquial. Sacerdote de fé e moral inabaláveis, culto e patriota, na hierarquia eclesiástica chegou a Monsenhor. Dizem que não quis ser bispo para não se afastar de sua paróquia e destas paragens que ele tanto estimava.

Era também amigo da instrução; aqui fundou em 1906 o “Colégio São Sebastião”, educandário que muito progrediu, vivendo seus dias áureos nas décadas de 30 e 40, quando construído no mesmo local por Mons. José A. Alckmin, chegou a abrigar mais de 200 alunos, só no internato. Alunos vindos de diversas cidades como Baependi, Caxambu, São Lourenço, Carmo de Minas, Lorena, Rezende, Andrelândia etc. Hoje é a nossa Escola São Sebastião, tendo cursos de 1º e 2º graus, com freqüência de mais de 600 alunos quase só da cidade. A semente lançada por Mons. João Câncio, entusiasticamente cuidada por educadores renomados como o Prof. Manoelito Maciel Pereira, baluarte da instrução em Cruzília, Mons. José A. Alckmin, Pedro Ferreira de Souza e outros, frutificou abundantemente.

A morte de Mons. João Câncio dos Reis Meirelles foi muito sentida, muitas lágrimas em seu velório na casa Paroquial e à beira de sua sepultura no centro da Matriz que construíra. Em frente à E. E. São Sebastião, na bonita praça que leva seu nome, está colocada a sua honra: “A Cruzília católica, piedosa, temente a Deus, é sem dúvida a herança abençoada que nos deixou Mons. João Câncio dos Reis Meirelles”.

Fonte: Dicionário das Ruas de Cruzília, org. por Nádia Junqueira Maciel Ferreira

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG