04:43hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Cruzília - Notícias
11/12/2014 14h46

Personagens que fazem parte da nossa história - Antonio Pereira Lima

Antonio Pereira Lima marcou época e deixou muitas saudades na cidade de Cruzília.

Antonio Pereira Lima nasceu na fazenda do Areão, município de Aiuruoca,  em 15/12/1877, e morreu em Encruzilhada, no dia 15/12/1942. Era filho de Evaristo Pereira Lima e Tereza Vitorino de Jesus.

Foi casado com Maria da Conceição Pereira Lima, com quem teve os filhos:  Zilda, c.c. Antônio, Anita, c.c. Augusto, Cornélio, c.c. Maria da Conceição, Ciro, c.c. Edith, Tereza, c.c. Pedro Florêncio, José, c.c. Maria Orozina, Moacir, c.c. Tereza, Expedito, c.c. Luciana, Maria de Jesus, c.c. Geraldo, Sebastião, c.c. Guadalupe e Aparecida, c.c. João Armando.

Antônio era muito querido pelos amigos moradores da Encruzilhada. Muito religioso, não perdia as missas e fazia muita caridade. Estava sempre preocupado com os problemas e dificuldades dos outros. Puxava madeira, milho, sem cobrar nada, pois para ele não custava tempo nem dinheiro o que fazia para ajudar ou agradar aos mais necessitados.

Homem bravo,  porém bondoso, fazia o que podia fazer para o povo; não pensava duas vezes. Consta que ele construiu sozinho a estrada ligando a fazenda do Olaria, onde morava (hoje pertence ao Nelo), a Cruzília, de onde segue para São Tomé. Aconselharam-no a colocar cadeado na porteira que construiu nessa estrada, mas ele não quis saber do conselho, pois abrira a estrada não só pensando nele, mas em todos aqueles que quisessem ir para a Encruzilhada e vir de lá. Seu gesto trouxe benefício para a sua  comunidade.

Antônio tinha um engenho onde fabricava rapadura, afamada em toda a região. Seus descendentes honram sua memória e os cruzilienses reconhecem que ele foi um “braço direito” para seus conterrâneos.

 

Fonte: Dicionário das Ruas de Cruzília, org. por Nádia Junqueira Maciel Ferreira

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br