17:02hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Cruzília - Notícias
21/11/2013 15h09

Personagens que fazem parte da Nossa História - Bemvinda da Imaculada Conceição Athayde

Professora, mãe e esposa dedicada, essa foi Imaculada Conceição Athayde.

É sempre compensador contar histórias de mulheres fortes, pioneiras. Esse é o caso de Bemvinda Athayde. Professora, mãe  e esposa dedicada -  exemplo de mulher que transcendeu a época em que viveu.

Nasceu em Lambari aos 20 de julho de 1871, filha do português João Leite de Athayde e da brasileira Maria Gomes Athayde. 

Numa época em que raramente as mulheres eram alfabetizadas, Bemvinda diplomou-se professora pela Escola Normal da Campanha, ainda sob a égide das armas do Império, em 22 de novembro de 1888. Seu diploma foi assinado pelo Barão de Camargos, vice presidente da Província de Minas Gerais, cuja capital era Ouro Preto. Essa relíquia é guardada e mostrada, com orgulho, por seus familares.

Em 1891, casou-se com Antonio Cândido da Silveira Magalhães (Tonico Narciso). O casal teve quatro filhos: Antônio Magalhães Jr.(Nhonhô), João Magalhães (Nenêm), Ana Athayde Magalhães (Anita) e Rita de Cássia Magalhães (Ritinha).

Bemvinda a Educação!

Bemvinda foi a primeira professora pública de Cruzília. Junto com a irmã, Emília Athayde, lecionou por 36 anos em sua residência, pois não existiam prédios escolares públicos. Nas aulas para meninas, ensinavam noções básicas de gramática, operações  matemáticas, além de  ensinar a cozinhar, costurar e fazer crochê afinal, das mulheres se esperava que fossem educadas e “prendadas”.

Com trabalho abnegado e contínuo, Bemvinda, no entanto, nunca recebeu um tostão do Estado. Seu trabalho deixou frutos, muitas de suas alunas se tornaram professoras, seguindo seu exemplo.

Reconhecimento Público

Quinze anos após sua morte, em 1971, Dr. Domingos Lollobrigida de Souza, então Prefeito Municipal de Cruzília, inaugurou na Vila Magalhães, um loteamento criado pelo filho Antônio Magalhães Jr., a “Escola Municipal Bemvinda da Imaculada Conceição”, uma justa homenagem àquela que ficou conhecida como a “Apóstola da Educação em Cruzília”.

Bemvinda faleceu em 28 de outubro de 1956, em Cruzília, cidade onde deixou inúmeros descendentes.

Fontes: Escola Municipal Bemvinda da Imaculada Conceicao, Malba Magalhaes Ferreira e Zelia Arantes Magalhaes

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG