12:21hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Cruzília - Notícias
22/08/2013 11h25

Personagens que fazem parte da Nossa História - José Manoel Nunes Maciel

Dr. Nunes marcou época na cidade de Cruzília.

por José Francisco Junqueira Maciel

 

José Manoel Nunes Maciel, mais conhecido por Dr. Nunes, nasceu em 31 de março de 1907 na antiga Encruzilhada, hoje, Cruzília. Filho de Cornélio Pereira Maciel e Leonina Nunes Maciel, José Manoel viveu sua infância em Cruziília com seus irmãos Maria José, José Maria, José Sebastião, Lili e Stela.

Nunes cursou o primário em Cruzília, o colegial  no  São Joaquim, em Lorena e no ensino superior foi para a cidade do Rio de Janeiro, junto do seu irmão José Maria onde cursaram juntos o curso de medicina, pela Escola Nacional do Rio de Janeiro, aonde vieram a se formar em  dezembro 1928.

Depois de formados, agora doutor, José Manoel e José Maria voltaram para Cruzilia, e iniciaram suas atividades como médicos, na pequena cidade.

Em  agosto de 1955, ao lado  de seu irmão José Maria e Dr. José Orígenes Penha, abriram as portas do Hospital Dr. Cândido Junqueira, casa construída e ainda fechada, onde começaram a clinicar, plantando uma seara que germinou  em bons frutos.

A partir de 1957, por concurso, Dr. Nunes tornou-se médico sanitarista, tendo Dr. Orígenes, “quase irmão”, como companheiro de serviço.

Com todo o profissionalismo e simplicidade Dr. Nunes cativou seus pacientes como clinico geral e pediatra.

Dr. Nunes também deixou seu legado na política, quando exerceu o cargo de vice-prefeito de Baependi no mandato de Dr. Geraldo Pereira Leite, onde muito fez pela cidade e pelos os cidadãos baependianos. Foi também inspetor escolar por longos anos e  sócio fundador do Rotary  Club de Cruzília.

Nunes foi casado em primeiras núpcias com Lila Ferreira Maciel, com quem teve cinco filhos: Eunice, Heloisa, Ernani,Heloisa,Hilda e Sergio.E em segundas núpcias com Cecilia de Souza Maciel.Nunes adorava a família e ossobrinhos, mas tinha verdadeira adoração pela sobrinha Léa, por quem chamava de “minha sextinha”, (sexta filha).

Dr. Nunes sempre foi dedicado profissional. Com paciência, renúncia, desprendimento, clinicou com garra mesmo diante dos poucos recursos daquela época. Entre várias virtudes, Nunes era muito equilibrado e grande conciliador, sabia como ninguém contornar situações difíceis, aconselhar, buscar soluções sempre como um  bom amigo e confidente. Foi proprietário da Fazenda Quitanda onde gostava de passar seu tempo de descanso e lazer.

Fato interessante em sua vida é que sempre viveu junto de seu irmão José Maria, estudaram juntos, trabalharam juntos e moraram a vida toda um ao lado do outro em Cruzília. E o sonho daquela seara plantada lá no passado, culmina-se com o serviço médico de alto padrão que temos hoje no hospital com várias especialidades em seu atendimento..

José Manoel faleceu no dia 01 de dezembro de 1991 em Cruzilia deixando em familiares, amigos e Cruzilienses saudades eternas e um vasto exemplo de vida.

A vida de Dr. Nunes foi linda, simples e de muita doação, uma entrega total àqueles que sofrem. Viveu então, a maior essência dos evangelhos.

“Gosto de ver o homem orgulhar-se do lugar onde nasceu.Gosto também de ver este homem, viver de tal maneira, que seu lugar se orgulhe dele...” (A.Lincohn)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG