11:43hs
Sábado, 07 de Dezembro de 2019
Cruzília - Notícias
23/05/2013 10h18

Personagens que fazem parte da Nossa História - O Saudoso João Tutia

Saudoso João Tutia deixou seu legado na cidade de Cruzília

por Matheus da Silva Ferreira

João Carlos Filho o saudoso “João Tutia”, como ficou conhecido, filho de João Carlos Silva e Ana Nogueira da Silva, nasceu em Cruzília no dia 21 de Abril de 1924.

João Tutia desde pequeno interessava-se pela música, tinha um grande dom musical. Como a maioria das crianças ele gostava de banda de música; sendo com apenas dois pauzinhos e o dom que Deus lhe deu, fazia destes pauzinhos e um banquinho de couro seu instrumento musical. Morava perto da sede da banda na Rua Capitão Pinto, onde lá, de sua casa, tirava som e ritmo juntamente com a banda de música Lira São Sebastião.

Com o passar do tempo seus pais observaram que ele realmente gostava de música, e assim fizeram o pedido ao maestro da época, o senhor José Ferreira da Silva, conhecido como “Zé Vitória”, que deixasse o menino tocar na banda. E foi com um tarol que ele começou a tocar na então banda de música, Lira São Sebastião. Com maestria tirava de seu tarol os mais belos ritmos. João Carlos Filho logo aprendeu música com seu mestre senhor Zé Vitória, onde, na Lira São Sebastião, tocou sax horns. Depois passou a tocar requinta, clarineta, até chegar à excelência em seu saxofone.

Após o término do primário iniciou-se na profissão de alfaiate, ainda adolescente, onde mais tarde foi aperfeiçoar-se no Rio de Janeiro, ficando lá por três anos. Em seu regresso à sua cidade natal, Cruzília, dedicou-se ainda mais à profissão e à música. Com 21 anos casou-se com Ana Ferreira de Andrade, em 16 de Outubro de 1945, com quem teve seis filhos: Maria da Conceição Ferreira, Marli Inês Nogueira, Luiz Carlos Ferreira, Maury Carlos Ferreira, João Carlos Silva e Ana Maria Ferreira da Silva.

Perseverante em sua antiga paixão, a música, sempre reservava tempo de seu dia para os estudos teóricos musicais e práticos, sempre na companhia de seu Saxofone. Amante assumido pela arte musical formou em Cruzília duas bandas de músicas compostas por crianças apenas, garotos e seus filhos, onde em sua própria casa ensinava as crianças e jovens de Cruzília a tocar, enfatizando também teoria, técnica e, sobretudo, disciplina.

João Carlos Filho “João Tutia” compôs a marcha fúnebre Conceição, Eterna Saudade e Ternura. Também formou em nossa Cruzília grupos de serestas, o conjunto JOCAF, participou do Coro Paroquial e fez do seu dom uma arte, onde nas noites de semana santa levava as pessoas à meditação, oração e ao encontro com Deus através da música por ele executada nas noites de luar.

Outro aspecto da vida de João Carlos Filho “Tutia” também foi seu dom futebolístico. Integrante do time do 7 de Setembro Futebol Clube foi meio campista nato ou um dos grandes craques da bola de seu tempo e em sua região. Seu apelido de Tutia se deu pela semelhança com outro craque da bola, um jogador mais velho da cidade vizinha, o qual ele já jogou e possuía o mesmo apelido. Sua qualidade como jogador era tamanha que exercia também a função de Delegado da equipe em jogos em outros municípios.

No dia 29 de Julho de 1977 Cruzília perde um grande meio campista, vereador; parlamentarista por um mandato, o músico, um compositor, o saudoso João Tutia onde ele fez da música sua vida. João Carlos Filho deixou um legado musical muito grande; ensinamentos aos filhos, as crianças e jovens de Cruzília onde hoje são homens. Dentre estes destacaríamos o seu filho Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, o qual também foi Coordenador Geral das Bandas de Música do Estado de Minas Gerais, músico, maestro e regente e tantos outros, os quais lembram com alegria e muita emoção do saudoso João Tutia. Foi homenageado após sua morte, quando o seu nome foi à banda de música da cidade de Cruzília: Corporação Musical João Carlos Filho.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG