19:47hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Cruzília - Notícias
18/07/2013 10h57

Personagens que fazem parte da Nossa História - Pedro Avelino de Arantes

Pedro Avelino de Arantes foi uma grande personalidade da cidade de Cruzília

por Fátima Alves

 

Percorrendo os caminhos do Sul das Gerais, que mais pareciam uma encruzilhada, Jesus viu um jovem por nome Pedro e lhe disse: “Venha após mim e o farei evangelizador de homens”. E, sem titubear, Pedro Avelino largou as redes e o seguiu.

Quem é esse homem do sim, que seguiu a sombra do Mestre sem  hesitação? Lendo as linhas abaixo você ficará por dentro da vida dele.

Filho de Ana e Avelino, Pedro Avelino de Arantes ficou órfão de pai com a idade de dois meses e a figura firme e decidida da mãe, D. Sinhaninha, surgiu em sua vida, pois ficara viúva e precisaria dirigir sozinha as rédeas da família.

Cresceu sem pompas e aprendeu desde pequeno a ser responsável, honesto e temente a Deus. Aos 13 anos, já trabalhava a madeira, juntamente com seus quatro irmãos. Especializou-se na fabricação artesanal de móveis em estilo antigo e hoje, ano de 2013, Cruzília se destaca na indústria moveleira, graças ao trabalho pioneiro de Pedro e de outros conterrâneos.

Foi um dos fundadores da Congregação Mariana e também da Conferência Vicentina. Dia  25 de dezembro de cada ano era impossível encontrá-lo em casa junto da família. Lá estava Pedro na Conferência, passando o Natal com seus pobres.

Casou-se com Carolina que lhe deu quinze filhos e logo depois o deixou viúvo. Contraiu 2ªs núpcias com Maria Rosa e com ela teve mais cinco, no total de vinte descendentes diretos, sendo 11 homens e 9 mulheres.

Tornou-se o primeiro catequista deles. Ao anoitecer, diariamente, antes de tomar banho, ainda com a roupa cheirando a serragem e cola, chegava em casa e punha cada filho no colo. Ensinava-lhes o catecismo. Tomava-lhes os mandamentos e contava-lhes histórias bíblicas, envolvendo personagens infantis e adultos.

Um dia, foi interpelado por um pai de família, preocupado com o futuro da prole: - Sr. Pedro, tenho vários filhos e já me preocupo com o que será deles amanhã. Preciso estudá-los e essa educação fica cara. E o senhor, com uma família tão numerosa, o que vai fazer?

A resposta foi clara e imediata. – Estou preocupado em ensinar aos meus filhos o caminho do céu...

Foi Ministro da Eucaristia por mais de três décadas. Tinha preocupação em esfregar bem a nódoa escura (deixada pela madeira imbuia) a fim de servir Jesus Eucarístico aos fiéis com as mãos limpas.

Pouco tempo depois que foi sepultado, a família achou por bem inaugurar o “Memorial Pedro Avelino de Arantes” e a inauguração se deu no dia 1º de novembro de 2006. Vale a pena conhecer. Cruzilienses e não cruzilienses estão convidados a visitar o espaço que registra de maneira fabulosa a vida e a obra de Pedro, o marceneiro evangelizador dos homens.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG