18:53hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Cruzília - Notícias
01/08/2013 08h48

Queijo de Cruzília é premiado em concurso no Estado

Concurso é promovido há 40 anos pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

Os melhores queijos de sete tipos diferentes, a melhor manteiga, o melhor doce de leite e o melhor requeijão foram premiados no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado em Juiz de Fora.  A disputa envolveu 54 indústrias de oito estados (MG, SP, SC, BA, PR, GO, RS e RJ).

Minas Gerais foi representado por 5 vencedores em um total de 11 categorias:  o doce de leite do laticínio Funarbe, de Viçosa; o provolone, o queijo prato e o queijo gouda, do laticínio Queijos Lucca, de Luminárias; o gorgonzola, do laticínios Dannita LTDA, de Lavras; o queijo Padrão, da Coopervap, de Paracatu; e na categoria destaque especial, que premia um produto inovador e de alta qualidade, o vencedor foi o queijo “A Lenda”, do laticínio Cruziliense, de Cruzília.

O concurso é promovido há 40 anos pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). “Para os laticinistas é uma vitrine com credibilidade nacional. A avaliação é criteriosa, feita por 25 juízes especializados, vindos de universidades, serviços de inspeção e instituições de pesquisa, que podem apontar com segurança qual o melhor produto. Temos credibilidade e isso é um aval para a indústria se fortalecer no mercado”, afirma o coordenador do concurso Paulo Henrique Costa Paiva.

Participante há 15 anos da disputa, o laticínios Cruziliense, da cidade de Cruzília, no Sul de Minas,  já venceu pelo menos 30 vezes nas categorias queijo gouda, gorgonzola, prato, Minas padrão, provolone e destaque especial. “A premiação faz aumentar a carteira de clientes e permite o lançamento de novos produtos no mercado, com grande aceitação pelo consumidor mais exigente”, aponta o gerente de produção do Laticínio Leandro Furtado. “A partir do concurso, lançamos dois novos produtos no mercado há poucos meses, que já vendem 4 toneladas por mês”, comemora.

A receita do queijo chamado de “A Lenda” existe há pelo menos 80 anos, mas ela só foi descoberta em 2009, quando funcionários do laticínio em Cruzília encontraram um cofre no prédio comprado pela empresa. Dentro dele foram encontrados alguns documentos antigos e a surpresa: uma receita e uma lata com fermento. Ao todo, foram três anos de estudos para recuperar a fórmula.

O queijo Lenda fica em uma loja em Cruzília que pertence à própria fábrica, e só é possível encontrar o produto nesta loja, por enquanto. A empresa vai fazer um registro no Ministério da Agricultura para que o queijo possa ser comercializado em todo país. O preço varia de R$ 40 a R$ 50 o quilo.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br