23:05hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Cruzília - Notícias
24/10/2013 11h58

XIV Copa de Marcha do Sul de Minas

Município de Cruzília é conhecido como o local de origem do cavalo Mangalarga Marchador.

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro aconteceu na Cidade  de Cruzília a final da14ª Copa de Marcha do Sul de Minas e o 20º Leilão Berço da Raça Cavalo de Sela .

A Copa de Marcha do Sul de Minas é o evento do Cavalo Mangalarga Marchador, mais concorrido do ano, constituída  de 12  etapas em diversas cidades da Região. Na Etapa Final realizada em Cruzília,  são apresentados somente animais que obtiveram classificação nas etapas anteriores e os animais vencedores são reconhecidos como os melhores animais de marcha do Sul de Minas e até mesmo de todo o Brasil, tendo em vista a grande concentração de excelentes marchadores existentes em nossa região sul mineira.

O Leilão Berço da Raça do Cavalo de sela Mangalarga Marchador , neste ano comemorou sua 20ª Edição, deste que foi o primeiro Leilão do Brasil, específico de cavalos de sela, voltado ao público “usuário” do Cavalo Mangalarga Marchador, que anualmente se dirigem a Cruzília para adquirir animais próprios para trabalho no campo, esportes eqüestres e principalmente serem utilizados em cavalgadas. Neste ano o valor médio  alcançado pelos animais do Leilão foi entorno de R$6.600,00 ( seis mil e seiscentos reais) .

No primeiro dia houve apresentação dos animais, às 16h, e leilão às 19h. A final da copa aconteceu no sábado (31), às 10h e no dia 1º de setembro (domingo). Ambos os eventos foram realizados na Pista Aníbal Junqueira de Andrade Complexo Humano da Ventania.

Na ocasião foi inaugurada a arquibancada do recinto em homenagem ao cruziliense, sócio fundador do Clube do Cavalo de Cruzília e ex-superintendente do Serviço de Registro genealógico do Cavalo Mangalarga Marchador, Dr. Cornélio Junqueira Maciel, onde foi descerrada , por seus familiares, Diretores do Clube do Cavalo e autoridades municipais, uma placa alusiva a ocasião.

O município de Cruzília é conhecido como o local de origem do cavalo Mangalarga Marchador.  Na Fazenda Campo Alegre, por volta de 1820, Gabriel Francisco Junqueira, o “Barão de Alfenas”, ganhou de D. Pedro I um garanhão português da raça Ater Real e iniciou a seleção da  raça, cruzando este garanhão com as éguas comuns em sua fazenda. 

São mais de 80 (oitenta) haras de criação  espalhados pelo município, alguns deles em fazendas centenárias, carregadas de história e cultura.  O Clube do Cavalo de Cruzília que também é o Núcleo “Berço da Raça” do Cavalo Mangalarga Marchador, foi fundado em 1990, atualmente é  presidido pela criadora Dora Norremose e congrega os criadores do município de Cruzília e também de outros municípios da região, sendo o responsável por inúmeros eventos relacionados ao Cavalo Mangalarga Marchador, tais como a Exposição “Berço da Raça” do Cavalo Mangalarga Marchador, realizada anualmente no primeiro semestre de cada ano, Leilão “Fêmeas do Berço”,  Cursos de capacitação de mão de obra realizado na Escola de Equideocultura “Barão de Alfenas”  , Cursos de Capacitação de Criadores, dentre outros. Anualmente, no final do mês de agosto, acontece na Pista Anibal Junqueira de Andrade localizada junto a sua Sede Social a Grande Final da Copa de Marcha do Sul de Minas.

Premiação final da XIV Copa de Marcha do Sul de Minas

Exclusivamente Marcha Convencional Fêmea

Égua júnior: Campeã:  animal Idéia das Minas Gerais, do criador Nelson Luiz Feital - Expositor: Georgina Pena Costa

Égua jovem: Campeã: o animal Itaqui Atenas, do criador Evanio Arantes Mangia.

Égua: Campeã: o animal Hermosa do ninho da coruja, do criador e apresetandor da Rede Globo Sérgio Chapelin -  Expositor: José Francisco Canepa.

Égua adulta: Campeã: o animal Gameleira das Minas Gerais, do criador Nelson Luiz Feital - Expositor: Georgina Pena Costa

Égua Sênior: Campeã: o animal Linda Ishwara, do criador Maurício Araújo Ribeiro

Campeã das campeãs: Animal Idéia das Minas Gerais, do criador Nelson Luiz Feital - Expositor: Georgina Pena Costa

Exclusivamente Marcha Convencional Macho

Cavalo Júnior: Campeão o animal Iate das Minas Gerais, do criador Nelson Luiz Feital - Expositor: Georgina Pena Costa

Cavalo Jovem: Campeão: o animal Garoto do Haras Alice, do criador e Sec. de Estado de Obras Públicas de Minas Gerais, Carlos Melles.

Cavalo: Campeão o animal Ultimado do Espraiado, do criador Francisco José Ferreira Leite

Cavalo Adulto: Campeão: o animal Caxambu Balote, do criador José Marcio carvalho Leite

Campeões dos campeões adulto: animal Caxambu Balote, do criador José Marcio carvalho Leite

Campeões dos campeões castrado: animal Verso do Porto Palmeira, do criador João Carlos Hartz - Expositor: Marcelo Barbosa Cunha 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br