20:02hs
Terça Feira, 17 de Setembro de 2019
Dom Viçoso - Histórico
15/10/2014 11h44

História de Dom Viçoso

 

Em 1840 os fazendeiros da região do distrito de Viçoso Velho doaram um terreno para a construção de uma capela dedicada à Sant’Ana. O altar foi feito todo em madeira com imagens de vários santos.
Mais tarde, a sede do Município de Viçoso Velho foi transferida para a Fazenda do Rosário, a 4 km da capela. Por volta de 1850 começou a se desenvolver um pequeno povoado em torno dessa fazenda.
Com o crescimento do lugar e com a chegada de mais pessoas, o dono da Fazenda do Rosário, dr. Capistrano, resolveu construir um oratório semi-público, chamado de Nossa Senhora do Rosário.
No dia 8 de Julho de 1876, pela Lei Mineira n° 2273, o então Arraial do Rosário foi elevado a distrito e em setembro do mesmo ano (pela Lei n°3.442) elevado a Freguesia.
Em 1887 passou a chamar-se “Nossa Senhora do Rosário de Bom Viçoso” e finalmente em 1953 o distrito foi elevado a Município com o nome de Dom Viçoso.
Hoje em dia é ainda uma cidade pequena, com aproximadamente 3 mil habitantes, mas possuidora de um café reconhecido a nível nacional.
E a produção do café em larga escala é a sua maior fonte econômica, aliada à produção leiteira, que abastece as cidades de São Lourenço e Virgínia.

 

Origem e significado do nome

O nome do Município é em homenagem ao bispo de Mariana, Dom Antônio Ferreira Viçoso. Nascido em Portugal 1787, veio para o Brasil com 31 anos e foi bispo de Mariana entre 1844 e 1875. Dom Viçoso pertencia ao grupo de bispos ultramontanos, ou reformadores, e reformou o seminário de Mariana, aplicando as normas do Concílio de Trento para a formação do clero.
Seu lema era “fé, esperança e caridade” e sua memória permanece viva pelo seu humanismo, a luta contra a escravatura e as preocupações com a educação e o meio ambiente. Faleceu 1875, com 88 anos. O seu túmulo encontra-se na cripta da Catedral Basílica de Mariana.
Em 1985, realizou-se o processo ordinário diocesano para a sua beatificação e canonização. Em 1986, foi-lhe atribuído o título de “Servo de Deus”.

 

Aniversário da Cidade: dia 7 de Outubro


Gentílico: donviçosense






PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG