01:38hs
Quarta Feira, 17 de Julho de 2019
Dom Viçoso - Notícias
28/11/2017 09h11

Assembleia Geral da AMAG chega em sua 210° edição

Reunião é realizada na cidade de Dom Viçoso, que recebeu gestores de toda a região

                        Mesa Diretora da 210º Assembleia Geral da AMAG

Com a participação de convidados e prefeitos dos municípios da região, a 210ª reunião da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas foi realizada no último dia 10, no município de Dom Viçoso. 

O encontro teve inicio com a palavra do presidente da AMAG, Joaquim José Paranaíba, e do anfitrião Francisco Rosinei Pinto, prefeito de Dom Viçoso, seguidos pelas palavras do Secretário executivo e o Assessor jurídico da AMAG e CIMAG, Alexandre Torres e Geraldo César respectivamente.
A sessão administrativa fez a leitura, discussão e votação da ata da assembleia anterior e foi definida a cidade da próxima edição.
O palestrante Sr. Marcos Moreira, diretor de gestão do setor elétrico do Ministério de Minas e Energia –MME, abordou o tema “O novo panorama da energia no Brasil, tendências e soluções para os municípios” , abrindo as sessões de palestras do dia.
Em seguida foi a vez da Sra. Thalyta Alves, pós-graduada em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público, falou sobre o “Cenário de ajustes nas contas Municipais – A busca de novas receitas , da Confederação Nacional dos Municípios”.
Os Senhores Alexandre Torres e Geraldo César Barbosa abordaram o tema “O lixo como solução Econômica. Um projeto Regional em atendimento a política nacional de resíduos sólidos, da empresa GTA Ecocidades”. Tema de extrema importância para a região, o palestrante mostra que é possível trabalhar dentro da Lei e transformar o lixo em produtos e empregos. Lembrando que o problema do lixo é uma constante e que precisa ser resolvido, touxe a proposta para os prefeitos de implantar o projeto nos municípios, explicando como funciona e o acordo que é feito.
Na prática a empresa trata os resíduos sólidos e afluentes , seguindo a norma que está definida na Política Nacional de Resíduos Sólidos, ressaltou ainda que os Prefeitos e Secretários de Meio Ambiente têm responsabilidade civil, podendo até serem presos caso não cumpram essa norma. A empresa atende cidades de até 100 mil habitantes, recolhendo o resíduo da cidade com recursos próprios, levando para uma usina que pode ser partilhada entre os municípios próximos que possuem o projeto, na usina há a separação do produto que é reciclado e ali na empresa ele é tratado para que saia como produto, não só prensar e amarrar. Sobre os matéria orgânica, existe uma tecnologia que é patenteada em vário países e feita uma compostagem acelerada, que transforma em adubo orgânico mineral. Para o matéria que não pode ser reciclada (ex. uma fralda), o material é triturado e transformado em energia alternativa. “Para nós o lixo é uma matéria prima, para prefeituras é um problema pois acarreta diversos preocupações para a cidade. Onde uns veem problemas, é melhor para nós. Hoje conseguimos reciclar 100 % do lixo.” Ressalta o palestrante.
A última palestra ficou para o Sr. Milson Perroni Lopes e o Sr. Bem Hur Brasil, da empresa M.P. Lopes Sistemas de Informação Ltda., e representando a empresa ADS – Action Digital Solutions Ltda., os Srs. José Carlos Bononi e Osni Pereira. Eles abordaram o tema “A importância de sistemas de gestão de atendimento ao cidadão, processos e documentos na tomada de decisões – Cinturão de Segurança e Central de Inteligência/Atendimento e despacho – Sistema de Saúde”.
Ao final do evento, Vanessa Lopes Léo, representante da empresa Consultoria Área Infância e juventude, fez um convite aos presentes para o I Congresso Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, realizado em Itanhandu, ressaltando a importância de se tratar o tema.
Ao término do dia os prefeitos e convidados debateram os temas abordados, discutindo formas para que sejam colocadas em prática as ideias ali debatidas.

O evento reuniu prefeitos, vereadores e secretários municipais de 30 municípios da

microrregião do Circuito das Águas

Particiação dos alunos de música da Escola Municipal de Dom Viçoso

Participação do Dr Luciano Belfort, Delegado Regional da Polícia Civil de São Lourenço

“O lixo como solução Econômica”. Um projeto Regional em atendimento a política

nacional de resíduos sólidos, da empresa GTA Ecocidades”

Abertura do evento pelo Prefeito de Dom Viçoso, Francisco Rosinei Pinto


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG