00:48hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Dom Viçoso - Notícias
04/09/2014 08h42

Escola Cônego José Divino mostra a arte e talento dos jovens dom-viçosenses

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Escola Estadual Cônego José Divino, de Dom Viçoso, participou da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro - edição 2014, um projeto que desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Falando das belezas, simplicidade e grandezas de Dom Viçoso, os alunos participantes da olimpíada mostraram muita arte, talento e criatividade.

Na categoria ‘Memórias Literárias’, Raiane Aparecida Coli Nogueira, do 7º ano (profa. Benedita), que escreveu “Minha vida, minha história” foi a vencedora.

Em ‘Crônica’ o prêmio foi para Rafaela Aparecida C. Silvério, do 9º ano A (profa. Margarida Maria M. Belmiro), com “O espetáculo é logo ali”.

Na categoria ‘Artigo de Opinião’ a vencedora foi Yanka Isabelli da Silva, do 3º ano A (profa. Margarida), que escreveu “Dúvida: até quando?”.

A categoria ‘Poema’ teve como vencedores o aluno João Gustavo Pereira, do 6º ano (profa. Benedita Aparecida Lima de Souza), com “Belezas de minha terra”. A aluna Maria Eduarda de Paula, do 5º ano da Escola Municipal João Pereira de Castro (profa. Iria Aurélia Abanca), com “A Vida Assustadora”. A aluna Mariana Luize Peres Dias, do 5º ano da Escola Municipal Rui Barbosa (profa. Silvana Aparecida da Silva), com “Meu Pedacinho de Chão”. A aluna Maria Bianca Nogueira Palma, do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Ramos de Oliveira (profa. Ana Terezinha Abanca da Silva), com “Meu Lugar”.

Homenagem especial aos pais

“Pai é todo aquele que ama e se dedica a um filho. Existem vários tipos de pais, porém o melhor pai é aquele que se faz presente, que se dedica a dar exemplo a seus filhos, aquele que ama, independente de ter gerado ou não aquele filho”.

A Escola Estadual Cônego José Divino parabeniza todos os pais: o pai- avó, o pai-mãe, o pai-tio, o pai-irmão mais velho, o pai-padrasto, o pai!

Em parceria entre a Escola - Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, e a Escola Municipal Rui Barbosa – Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foi organizada uma homenagem aos pais, que aconteceu no dia 9 de agosto. Segundo os professores “foi uma noite muito agradável”. Houve sorteio de brindes, muita música, dança, show de prêmios, torneios de futsal, de truco e também um momento de confraternização, onde foi servido um delicioso jantar.

Foi realizada ainda, no dia 16 de agosto, a parceria Escola/ Família - DIA “D”, Toda  Comunidade  Participando.

“Por melhor que seja uma escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos”. (Gabriel Chalita).

Cerca de 60% dos pais estiveram presentes na escola. A nota da Cônego José Divino, segundo o resultado da apuração de metas 2013, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, foi 89,27.

Dia do Estudante

O dia 11 de agosto começou com o Instante Cívico dando ênfase à valorização do estudo. Em seguida houve a palestra “O jovem e a tecnologia: uso do facebook na informação” - para o Ensino Médio - com Alan Fraga e Carolina Zanini; “Direitos e deveres: atitudes x consequências” - para o Ensino Fundamental - com o sargento Antônio Nivaldo Martins e o soldado Gudson Pierazoli.

Após o recreio se encontraram com o Conselho Tutelar, em diferentes oficinas, a APAE, CRAS, Academia GT, estagiários do Pronatec – Projeto Águas de Dom Viçoso. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br