06:49hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Dom Viçoso - Notícias
17/12/2015 17h31

Município de Dom Viçoso comemora 62 anos

A celebração contou com a participação da população e autoridades da cidade.

Parabéns Dom Viçoso pelos seus 62 anos de emancipação e muitas felicidades no futuro

No sábado, 12 de dezembro, o município de Dom Viçoso comemorou seu aniversário de 62 anos. A celebração contou com missa comemorativa, apresentação da Banda Zacarias e Coral Paroquial, que cantou para Nhá Chica e Padre Victor.

A população participou das celebrações e comemorou os mais de 60 anos de criação do município.

 

História de Dom Viçoso

 

Foi no distrito de Viçoso Velho que o Município de Dom Viçoso surgiu. Fazendeiros da região doaram um terreno para a construção de uma capela, em 1840. Com a ajuda do padre Antônio de Moura, o templo, dedicado a Sant’Ana, mãe da Virgem Maria, foi erguido. O altar, todo em madeira, abrigava várias imagens de santos. Uma verdadeira obra de arte.

Mais tarde a sede do Município, que até então era em Viçoso Velho, foi transferida para a Fazenda do Rosário, a quatro quilômetros, sendo que a doação do terreno para a nova sede do topônimo foi feita por Dr. Augusto de Alkimim. Neste local, viviam cerca de 200 escravos e lá em torno de uma fazenda de propriedade do casal Dr. João Capistrano de Macedo Alkimim e de Maria Augusta Cesarino Ribeiro desenvolvia-se o núcleo no qual se dilatou um povoado. A povoação prosperou-se imediatamente, tão grande foi o número de pessoas que aqui veio residir. Famílias que até hoje constroem a história do município moravam no local. Crescendo o lugar Dr. Capistrano resolveu construir um oratório de caráter semi-público em sua Fazenda. Este oratório também se chamou Nossa Sonhara do Rosário.

O então Arraial do Rosário foi elevado a distrito pela Lei Mineira nº 2273, no dia 08 de julho de 1876. A Lei nº 3.442, de 28 de Setembro de 1876, eleva o distrito a Freguesia. Em 1887 passa a denominar-se “Nossa Senhora do Rosário de Dom Viçoso” depois Rosário de Dom Viçoso e finalmente Dom Viçoso. Em 12 de dezembro de 1953 o distrito foi, finalmente, elevado a Município, com o nome de Dom Viçoso.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Dom Viçoso

Imagem de Padre Victor e Nhá Chica em visita ao 
aniversário de Dom Viçoso, entre Sargento Martins, 
Padre Henrique, Prefeito Donizetti e Vereador 
José Roberto
Fiéis recebendo a benção durante a missa
Banda Zacarias tocando na missa comemorativa do
aniversário
Coral cantando para Nhá Chica e Padre Victor
Enquanto os fiéis oram, as crianças se divertem
na praça
Crianças na praça


 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br