23:57hs
Segunda Feira, 23 de Outubro de 2017

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1038
Correio do Papagaio - Edição 1042
Esportes
12/10/2017 08h30

COI diz que renúncia de Nuzman é 'passo importante' para o COB

Depois de chamar Carlos Arthur Nuzman de "grande amigo" durante os Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico Internacional agora diz que a renúncia do dirigente do cargo de presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é "um passo importante". A entidade internacional suspendeu o movimento olímpico brasileiro por conta dos escândalos de corrupção e cortou todo o repasse de verbas.

Preso desde quinta-feira passada, Nuzman encaminhou carta ao comitê anunciando sua renúncia na quarta-feira. O pedido foi lido por um de seus advogados na assembleia geral extraordinária que aconteceu nesta quarta, na sede do COB, no Rio de Janeiro. Na carta, dirigida aos membros da Assembleia com data de 11 de outubro de 2017, Nuzman fala da necessidade em se dedicar integralmente ao pleno exercício de defesa e renuncia de modo "irrefutável e irretratável ao cargo de presidente do COB".

"Este é um passo importante, em especial porque entendemos que a renúncia agora de Nuzman é irrevogável", disse o COI, por meio de um comunicado. "Estamos em contato com a nova liderança do COB e esperamos por maiores informações", completou a entidade com sede em Lausanne, na Suíça.

Com a saída definitiva de Nuzman, que comandava o comitê desde 1995 e tinha mandato previsto até 2020, o vice Paulo Wanderley Teixeira assume o comando da entidade. Ele presidiu a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) por 16 anos.

Nuzman foi preso durante a Operação Unfair Play, que investiga suposto esquema de compra de votos para o Rio de Janeiro ser sede da Olimpíada do ano passado. Ele está detido preventivamente na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio. Não há prazo para sua soltura.

Para dar um fim à suspensão ao COB, porém, o COI ainda quer saber da nova direção quais mudanças pretende realizar na estrutura de poder da entidade brasileira. Teixeira, por sua vez, já indicou sua disposição de viajar até a Suíça para lidar com a suspensão.

Na semana passada, ao retirar de Nuzman todos seus cargos em Lausanne, o organismo internacional também afastou o COB do movimento olímpico e indicou que tal medida apenas seria revista quando houvesse mudanças na governabilidade da entidade brasileira que atendessem aos critérios do COI. Os representantes em Lausanne, porém, não disseram quais são esses critérios.

A postura do COI contrasta com o discurso que a entidade mantinha nos últimos meses de preparação do evento no Brasil, quando as suspeitas de corrupção já eram públicas no que se refere às obras da Odebrecht. Em dezembro de 2015, o presidente do COI, Thomas Bach, indicou que não via a necessidade de pedir nem mesmo para ver os contratos entre a cidade do Rio de Janeiro e empresas envolvidas na Operação Lava Jato, como a Odebrecht, responsável por erguer o Centro Internacional de Transmissão e o Parque Olímpico.

"Temos total confiança no prefeito (Eduardo Paes) e na cidade, além de defender a presunção de inocência", afirmou Bach, naquele momento.

Fonte: Estadão Conteúdo
PUBLICIDADES
Avenida Café - Tudo isso e muito mais
Em frente ao calçadão. Disk entrega (35) 8885-8759.
POUSADA AJURU
Sua melhor opção é aqui. Oferecemos passeios turísticos
Casa Agrocultura - Gilberto e Getúlio
Ração - Medicamentos - Ferramentas - Produtos Veterinários em Geral
Casa em Cabo Frio RJ
Vendo casa no Jardim Olinda II com 240 m²
COPERGOL - MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO
Materiais para Construção e Madeiras
SINDPUB
Sindicato dos Servidores Públicos de São Lourenço
BRITADOR CACHOEIRA
Brita, areia, pedra marruada, serviço de carregadeira, retro e caminhão.
Cooperativa Agropecuária Mista de São Vicente de Minas
A parceira certa com o Produtor Rural.
CASA DE CARNES SAGRADA FAMÍLIA
Aceitamos cartões VISA e MASTERCARD. Entrega a domicílio 3343-2394
CAROLA MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO 32-3296-1428
TRONIC LINE Informática Venda e Manutenção
Suprimentos, Eletrônicos, Câmaras Digitais
AUTO ELÉTRICA E SOCORRO
Elétrica para autos em geral e serviços de guincho 24h - Bairro da Raia - Aiuruoca
Tornelândia Peças - A maior variedade de parafusos da região.
Serviço de Torno. Tel: (35) 3325-1755.
MOVELARIA RAMO
Móveis Planejados. Cozinha, Dormitório e Banheiro
Supermercado Bela Vista
Acompanhe ofertas em nosso facebook: @supermercado
belavista
ALVORADA PNEUS
Alinhamento - Balanceamento - Suspensão - Freio - Embreagem - Troca de Óleo
KENNEDY CONSTRUÇÕES Rede Construir
Materiais para construções - São Vicente de Minas
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG