12:43hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Esportes
05/06/2015 15h05

UCI volta atrás e retira suspensão por doping de ciclista checo

A União Ciclística Internacional (UCI) tomou uma decisão histórica nesta sexta-feira ao retirar a suspensão por doping que havia imposto ao ciclista checo Roman Kreuziger, por supostas anomalias no seu passaporte biológico. A decisão, que encerra um imbróglio que já durava quase um ano, foi anunciada dias antes de a Corte Arbitral do Esporte (CAS), na sigla em inglês, analisar o caso.

O recuo da UCI é histórico porque indica que a entidade máxima do ciclismo temia sair derrotada pela primeira vez no CAS em uma análise de punição por doping. Um eventual veredicto da corte suíça inocentando Kreuziger colocaria em xeque todo o modelo de combate ao doping utilizado pela UCI, baseado especialmente no passaporte biológico.

Kreuziger nunca testou positivo para substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada), mas foi punido porque a UCI entendeu que havia anomalias suspeitas no seu passaporte biológico durante um período entre 2011 e 2012. O ciclista checo sempre se declarou inocente. "Eu não sou um trapaceiro. Meu nome agora está limpo e eu estou feliz com isso", disse ele nesta sexta-feira.

O ciclista da equipe Tinkoff-Saxo (a mesma que levou Alberto Contador ao título do Giro D'Itália, na semana passada) foi retirado da Volta da França, em junho do ano passado, porque a UCI notou alterações significativas no seu passaporte biológico.

Em setembro, o Comitê Olímpico Checo anunciou que o ciclista Kreuziger não violou a legislação antidoping internacional e o liberou para voltar a competir. Desde então, os checos entraram em disputa jurídica contra a WADA e a UCI, que defendiam punição ao ciclista.

Fonte: Estadão Conteúdo
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG