15:53hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Geral - Noticias
20/09/2018 16h01

Agricultura quilombola de SP vira patrimônio imaterial do Brasil

Foi aprovado nesta quinta-feira, 20, o registro como patrimônio imaterial brasileiro do sistema agrícola das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. A decisão foi tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em reunião no Rio de Janeiro.

O conselho também decidiu pelo registro da Procissão do Senhor dos Passos, de Florianópolis. No dia anterior, foi a vez de reconhecer a litetura de cordel como patrimônio imaterial e, ainda, tombar as 805 peças do acervo Arthur Bispo do Rosário.

Ainda nesta quinta-feira, 20, serão avaliados os registros dos terreiros de candomblé Ilê Obá Ogunté Sítio Pai Adão, de Recife, e a Tumba Junsara, de Salvador.

O sistema agrícola paulista é empregado desde o período colonial, especialmente no cultivo de mandioca, milho, feijão e arroz de comunidades instaladas nas margens do Rio Ribeira de Iguape.

"O plantar e colher estabeleceu as trocas com a natureza, os laços de parentesco e compadrio, a fabricação de materiais para o uso diário, a expressão do divino e as manifestações religiosas, de música e dança, transmitidos entre as sucessivas gerações que ali moraram", diz texto do Ministério da Cultura.

Já Procissão do Senhor dos Passos é realizada pela Igreja Católica há 250 na capital catarinense, atraindo cerca de 60 mil fiéis. O evento dura uma semana e começa sempre 15 dias antes da Páscoa.

"A celebração é marcada por momentos simbólicos, entre eles a Procissão do Encontro, o ápice ritual que encena a Paixão de Cristo e tem como momento máximo o sermão que marca o encontro entre o Cristo e sua mãe, na quarta estação da Via Crucis. A história da Procissão tem início com a chegada da imagem à cidade, então vila de Nossa Senhora do Desterro, em 1764", diz o Ministério.

Fonte: Estadão Conteúdo
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG